Compositores de ‘Evidências’ devem ganhar R$ 2.200 por hit em show de Bruno Mars, que voltou ao The Town

Cantor fez segunda apresentação no festival neste domingo (10).

Bruno Mars fez seu segundo show no The Town nesse domingo (10) e fechou a primeira edição do festival. No domingo anterior (3), a primeira apresentação do astro pop foi recheada de sucessos do início ao fim e só aumentou a expectativa para a segunda rodada. Um dos momentos em que Bruno e sua banda fizeram o público delirar, foi quando o tecladista John Fossit escolheu entreter as 100 mil pessoas que lotaram o Autódromo de Interlagos com uma versão de “Evidências”, clássico sertanejo, durante um solo.

Logo que o público percebeu, fez-se o coro. E nessa loucura, que durou cerca de 1 minuto e meio, quem saiu ganhando foram os compositores do hit brasileiro José Augusto e Paulo Sérgio Valle. A música, que tem mais de 30 anos e se tornou sucesso quando foi gravada pela dupla Chitãozinho&Xororó, pode render a seus criadores R$ 2.200 de acordo com estimativas feitas por especialistas ouvidos pelo GLOBO.

De acordo com a analista de royalties da ORB Music, Ana Carolina Andreatta, quando “Evidências” foi executada gerou direitos de execução pública em quatro usos diferentes: show, TV aberta (quando a Globo reproduz o show), TV on demand (quando é disponibilizado no Globoplay) e TV a cabo (transmitido pelo canal Multishow).

— Todas essas quatro modalidades de direitos são distribuídas pelo ECAD e aquele que se beneficia economicamente pelo uso da música é quem fica responsável por pagar ao ECAD. Nesse caso, a Rock World (organizadora do The Town), a Globo, o Globoplay e o Multishow. Quanto aos valores, existem Anadiversas variáveis, para a remuneração do show, por exemplo, o palco, a capacidade de público e o preço dos ingressos são alguns elementos que vão determinar o valor. No caso da televisão, o tempo de exibição é muito importante — explica Ana Carolina.

Usando como referência valores do último Rock in Rio, que aconteceu em 2022, a analista estima que a execução no show deve gerar um valor em torno de R$ 200 e que a transmissão de uma música completa na televisão, com bastante audiência, pode chegar em torno de R$ 2 mil:

— Os direitos de televisão variam bastante de acordo com a quantidade de vezes que vai ser transmitido, a audiência daquele horário no canal e principalmente o total de segundos da música.

Em nota, o Ecad explicou que, no caso de festivais, o organizador do evento é o responsável por pagar o licenciamento musical, que consiste no pagamento de direitos autorais de execução pública. Essa licença garante a autorização de uso de toda e qualquer música protegida pela entidade publicamente.

Além do pagamento dos direitos autorais, os promotores de shows e eventos têm a obrigação de enviar ao Ecad os roteiros musicais com o repertório utilizado durante as apresentações. É assim que é feita a posterior distribuição desses direitos para os artistas.

Fonte: O Globo