Depois do Universo | Netflix é acusada de plágio por casal brasileiro

Depois da polêmica acusação de plágio da série 1889 feita por uma quadrinista brasileira, a Netflix está enfrentando outra denúncia. Desta vez é o casal João Paulo e Lídia Ribeiro que está apontando semelhanças entre o longa brasileiro Depois do Universo, do diretor Diego Freitas, e o livro de sua autoria Juilliard – A Arte do Amor, publicado em 2018.

De acordo com João, uma das semelhanças acontece logo na primeira cena do filme, quando uma moça aparece tocando piano e dizendo que está com uma doença. No filme, a protagonista tem lúpus, já no livro trata-se de câncer.

Além dessas, foram apontadas outras 70 semelhanças entre o livro e o filme. Ambas as histórias são centradas em uma personagem cuja doença pode ser fatal e que se apaixona por um jovem chamado Gabriel.

Depois do Universo e Juilliard – A Arte do Amor são da mesma época?


Lançado em 2017, o livro do casal de autores brasileiro foi uma forma de homenagear a mãe de João que morreu naquele ano. Já o filme da Netflix chegou à plataforma apenas no final de outubro de 2022.

O rapaz ainda disse que tem sofrido com crises de ansiedade e pressão alta desde o dia que assistiu ao filme.

O que diz a Netflix?

De acordo com o processo, a Netflix foi procurada pelo casal, mas não se pronunciou sobre o tema. Em suas redes sociais também não há nenhuma menção ao caso. Já a produtora Camisa Listrada deu uma resposta genérica e sem profundizar a questão do plágio.

O sucesso de Depois do Universo

Após ter uma estreia mais morna na plataforma, Depois do Universo viu a audiência crescer pouco a pouco e logo se tornou um sucesso de público, chegando, inclusive, a entrar no top 10 do streaming. Segundo a própria Netflix, o filme acumulou mais de 20 milhões de horas assistidas no período de 31 de outubro a 6 de novembro.

Afinal, foi plágio ou não?

A ação judicial movida pelo casal ainda não foi finalizada, desse modo não há um veredito sobre o caso. No entanto, os advogados ouvidos pelo Canaltech no caso de plágio da HQ Black Silence pela série 1889 disseram que sempre é necessário cautela e uma avaliação minuciosa em casos como esses.

Fonte: Canaltech