Indicação Geográfica | Banana mais doce do país é cultivada em Corupá e região, diz INPI

Por Cinthia Raasch, NSC TV | Fonte G1.Globo.com

Selo foi dado à banana nanica ou caturra, que pode pode ser até 25% mais doce, mostraram testes.

A banana reconhecida é a banana nanica, também chamada de caturra. A fruta além de agradar o paladar pode ser boa pra receitas e indústria alimentícia. Os testes apontaram que a fruta pode ser até 25% mais doce.

Indicação geográfica

O clima subtropical brasileiro tem épocas de frio, que contribuem para o desenvolvimento da banana. “O cacho fica mais tempo na planta mãe e com isso tem conversão de açúcares um pouco mais lenta, fazendo com que no momento que consumimos tenha sensação de a fruta mais doce”, explicou o agrônomo Lucas Trevisan.

O selo do INPI reconhece como banana mais doce a fruta produzida em Corupá e partes de São Bento do Sul, Schroeder e Jaraguá do Sul. Nesta região, quase mil famílias vivem desse cultivo.

“Indicação geográfica [IG ] é você pegar o globo terrestre, pegar um alfinete e dizer que naquele lugar se produz um produto com características únicas, a indicação geográfica é o mais alto grau de reconhecimento de produto em nível mundial”, disse Eliane Müller, diretora da Associação dos Bananicultores de Corupá (Asbanco).

Referência

Para ela, o reconhecimento coloca região como referência na produção da fruta. “Vinho licoroso todo mundo produz, o vinho do Porto só em Portugal, então a IG é a proteção de produtos únicos, e a nossa fruta, a única região que pode produzir a fruta mais doce do Brasil é a região de Corupá”, completou.

Vantagens da fruta

Outra vantagem comprovada da fruta é que ela tem a casca mais grossa. Fica assim porque a região tem menos luz, com isso a planta faz menos fotossíntese, fica com a casca mais grossa e a banana dura mais na gôndola do mercado.

Por Cinthia Raasch, NSC TV | Fonte G1.Globo.com