ABPI realiza 41º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual Evento virtual acontece entre 23 e 26 de agosto e reúne entidades internacionais, advogados, juristas e especialistas sobre o tema

A Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) realiza o seu 41º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual, entre os dias 23 e 26 de agosto, no formato online pelo segundo ano consecutivo. O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, aborda especialmente a “Propriedade Intelectual e a Economia Circular”, temáticas escolhidas para aprofundar os debates sobre desenvolvimento sustentável e sua relação com a tecnologia e o comércio global, bem como a importância da Propriedade Intelectual na contemporaneidade.

Neste ano, o Congresso traz mais de 50 horas de conteúdo, entre plenárias, painéis e table topics com entidades internacionais, advogados, juristas — com destaque para a participação de Luís Roberto Barroso, Ministro do STF e presidente do TSE —, empresários e estudiosos experientes nos temas propostos e disponíveis na programação completa (veja aqui).

As inscrições para o 41º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual, que é gratuito para associados, podem ser feitas através do aplicativo da ABPI — disponível para download no Google Play, App Store e na versão web — ou no próprio site do evento.

2º Prêmio Patente do Ano

Assim como em 2020, esse ano, o evento também apresenta o 2º Prêmio Patente do Ano, para invenções que favoreçam o Desenvolvimento Econômico Sustentável, com inscrições abertas até 23 de julho neste link. A iniciativa conta com o apoio do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI).

Nesta edição do prêmio serão contemplados os pedidos de patentes deferidos ou patentes em vigor depositadas em território brasileiro que contribuem para o desenvolvimento econômico sustentável. Os principais quesitos a serem considerados pela Comissão Julgadora são potencial para geração de benefícios sociais (35%); potencial para geração de benefícios econômicos (30%); impacto ambiental (15%); internacionalização da proteção (10%); abordagem de gênero (5%); participação de inventores brasileiros (5%).

O anúncio do vencedor será feito durante o Congresso.

Sobre a Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) Fundada em 16 de agosto de 1963, a Associação Brasileira da Propriedade Intelectual é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo difundir e discutir a respeito da importância da importância da Propriedade Intelectual no Brasil e no mundo. A entidade reúne empresas, institutos de pesquisa e universidades, escritórios de advocacia e agentes de propriedade industrial do Brasil e do exterior.