ASN – Startups apresentam soluções inovadoras para produtores que atuam com Indicação Geográfica

Cinco empresas selecionadas pelo Sebrae vão apresentar suas propostas durante o III Encontro Internacional, em Belo Horizonte (MG) Cinco startups foram selecionadas pelo Sebrae para participar da final do desafio de apresentar soluções tecnológicas inovadoras para pequenos negócios que atuam no segmento de Indicação Geográfica (IG). As propostas apresentadas buscam resolver questões como a dificuldade de conexão entre pequenos produtores e o mercado, até sistemas de rastreabilidade de produtos. As empresas selecionadas indicaram seus dois representantes para as capacitações de pitch training e mentorias, que serão oferecidas durante o III Encontro de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, que acontece em Belo Horizonte (MG), de 9 a 11 de agosto.

Selecionada para o evento, a Safe Trace, de Itajubá (MG), é uma empresa especializada na rastreabilidade da cadeia produtiva de alimentos, integrando informações do produtor ao consumidor. A Sumá, de Balneário Camboriú (SC), oferece uma solução online para conectar produtores familiares a compradores de alimentos. A Inova mate, de São Mateus (PR), desenvolve soluções práticas para setores específicos do agro, com foco em controle e rastreabilidade na produção. Também de Balneário Camboriú, a Gestalt Open Innovation – Rural Market oferece soluções para pequenos negócios baseadas em geo informação. De Porto Ferreira (SP), a BRdi Desenvolvimento Protocooperativo também se dedica ao processo de estruturação da Indicação Geográfica e sua conexão com o ecossistema local.

A final do desafio contará com uma banca de investidores com atuação nacional, entidades representativas do segmento, além do público em geral. “O desafio tecnológico é uma forma diferenciada de aproximar as startups dos grandes desafios de segmentos específicos, buscando gerar negócios e dar visibilidade aos pequenos negócios inovadores”, explica a especialista em inovação do Sebrae, Giovana Serenato.

Os critérios para seleção das startups foram a aderência aos temas do Desafio (peso 3), o potencial de mercado (peso 2) e o grau de inovação (peso 1).O desafio foi aberto a pequenos negócios em geral, com prioridade para empresas incubadas, graduadas, aceleradas ou finalistas do Programa InovAtiva Brasil.

O III Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas será realizado pelo Sebrae em parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI ),o Instituto de Propriedade Industrial da França, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As Indicações Geográficas estão previstas na Lei de Propriedade Industrial (nº 9.279/1996), na forma de Indicação de Procedência, que é o nome geográfico do país, cidade, região ou localidade, que tenha se tornado conhecida como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto, e também como Denominação de Origem, para designar produtos cujas características se devam exclusivamente ou essencialmente ao meio geográfico de onde vieram.

Nos dias 9 e 10, o Sebrae Minas abrigará os seminários técnicos e o Desafio Tecnológico Indicações Geográficas. No dia 11, o Museu Abílio Barreto receberá uma feira de produtos de Indicação Geográfica, com direito a degustação.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias | Clipping LDSOFT