Combate da Amazon à pirataria registra menos tentativas de fraudes

Relatório divulgado sobre o segundo ano das ações da empresa contra produtos falsificados aponta o impedimento de 2,5 milhões de vendas fraudulentas e processa mais de 600 pessoas.

A Amazon divulgou nos EUA seu segundo Relatório de Proteção de Marca, que registra a atuação da empresa para garantir autenticidade dos produtos vendidos e fazer ações de combate à falsificação. A Amazon tem milhões de parceiros de vendas, a imensa maioria composta de pequenas e médias empresas ou pessoas físicas.

Em 2021, a Amazon investiu mais de US$ 900 milhões e teve mais de 12 mil pessoas – incluindo desenvolvedores de software e investigadores especializados – dedicadas a proteger clientes, marcas, parceiros de vendas e suas lojas contra falsificações, fraudes e outros formas de abuso.

Nessa operação, a Amazon cancelou mais de 2,5 milhões de tentativas de criar contas de fraudulentas, que não conseguiram colocar nenhum exemplar à venda. A empresa acredita que a iniciativa está reduzindo de modo acelerado o número de tentativas. Os números do segundo relatório são muito abaixo das 6 milhões de tentativas combatidas no ano anterior, segundo registros do primeiro relatório.

A varredura registrou mais de 3 milhões de produtos falsificados que poderiam ter sido vendidos aos clientes. Cerca de 600 acusados de práticas criminosas na plataforma foram identificados e apresentaram indícios suficientes para que processos judiciais fossem abertos.

A Amazon estabeleceu parcerias com o varejo e com as alfândegas para proteger as fronteiras e aumentar os recursos para aplicar a lei e processar os falsificadores.

Fonte: Publishnews Imagem: wallpapers.com