Contech tem patente concedida em 13 países da Europa

Sistema que trata a superfície das vestimentas de máquinas de papel e celulose, usando alta pressão e temperatura para a aplicação de produtos químicos biodegradáveis, traz inovação ao mercado

A Contech, líder nacional no segmento de tratamento de feltros e telas de máquinas de papel e celulose, amplia sua atuação no mercado internacional. Neste ano, a empresa registrou a patente de seu sistema de aplicação de produtos químicos em 13 países da Europa. Esse método — inovador na limpeza da superfície de vestimentas e que permite a aplicação de produtos químicos biodegradáveis com elevada pressão e temperatura — é registrado no Brasil há mais de duas décadas, e agora também obteve sua renovação no País.

O tratamento com essa tecnologia promove a limpeza contínua dos feltros e telas de máquinas de papel em operação, ou seja, sem a necessidade de interromper a produção, trazendo benefícios como o aumento de produtividade e da vida útil das vestimentas, o incremento no teor seco na saída das prensas e redução no consumo específico de valor, maior estabilidade nos perfis de gramatura e umidade, aumento da drenabilidade das prensas, incremento da produção e redução do tempo improdutivo para limpeza das vestimentas.

A expertise da Contech, acumulada ao longo de mais de 25 anos no mercado, é fruto da visão inovadora da empresa, que desde o início apostou no contínuo desenvolvimento de seus equipamentos e produtos químicos. Essa visão resultou no registro de patentes na América do Sul, e agora na Europa. A criação do seu Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Tecnologia (CDT), há 10 anos, é resultado de uma constante preocupação com a inovação e o fornecimento das melhores soluções a seus clientes.

O desenvolvimento de produtos capazes de atender as necessidades específicas dos clientes, a ampliação do portfólio com a criação de novas linhas de produtos, a melhoria dos produtos já comercializados visando o aumento de eficiência e constante adequação às regulamentações ambientais, fazem parte da dinâmica desse centro. O corpo técnico da empresa é formado por uma equipe de profissionais especializados em diversas áreas – engenheiros, químicos e técnicos, com experiência nas áreas de atuação da Contech. O departamento comercial, associado à assistência técnica – que engloba técnicos residentes nos clientes – trabalha continuamente oferecendo produtos e serviços customizados ao mercado.

Países — Entre os anos de 2015 e 2016, mais de 12 novos sistemas de aplicação, cobertos por essa patente, estão em funcionamento na América Latina. E agora, com o seu registro em 13 países da Europa, as expectativas são de expansão da empresa nesse continente.

Os locais onde a patente foi concedida neste ano são: Bélgica, França, Itália, Holanda, Áustria, Alemanha, Espanha, Finlândia, Reino Unido, Polônia, Portugal, Suécia e Turquia. Antes disso, o sistema já era aplicado no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Equador, Colômbia e Peru, na América Latina; Canadá, na América do Norte; e China, na Ásia.

“Nos últimos três anos, temos investido fortemente em um plano de internacionalização da Contech, com crescimento expressivo de 45% em 2015. Além disso, em vista da consolidação do mercado de tratamento de vestimentas aqui no Brasil, agora buscamos diversificar nosso portfólio, com novos produtos para o mercado papeleiro”, afirmou o COO da Contech, Abilio Franco.

A Contech — Empresa 100% nacional, líder de mercado no segmento de tratamento de vestimentas de papel e celulose, a Contech é conhecida por sua atuação no desenvolvimento de soluções de sistemas patenteados e customizados, que são aplicadas em todo segmento, incluindo papeis de imprimir e escrever, tissue, embalagens, papeis especiais, e na fabricação de celulose.

Fonte: Fator Brasil