Cristiano Ronaldo é mais uma celebridade a dar nome a aeroporto

De criador de Snoopy a John Lennon, quem são as personalidades homenageadas

RIO – No dia 29 de março, quem chegar de avião a Funchal, na Ilha da Madeira, pousará no Aeroporto da Madeira – Cristiano Ronaldo. O craque do Real Madrid e da seleção portuguesa dará nome ao terminal de sua cidade natal, hoje conhecido como Aeroporto Internacional da Madeira.

O jogador de futebol – que, em 2016, inaugurou o primeiro hotel de sua rede em Funchal – é mais uma celebridade a ser homenageada em um aeroporto. Abaixo, uma lista de nomes famosos que emprestam seus nomes a terminais aéreos.

George Best Belfast City Airport: Cristiano Ronaldo é mais famoso, mas não pioneiro. Antes dele, outro craque polêmico já havia sido virado nome de aeroporto. O aeroporto regional de Belfast, na Irlanda do Norte, presta homenagem a George Best, o maior jogador da história daquele país. Controverso e rebelde, o meio-campista brilhou nos anos 1960 e 1970 no Manchester United (que Cristiano Ronaldo também defendeu).

Liverpool John Lennon Airport: Se houvesse uma premiação para o melhor slogan de aeroporto, esse terminal internacional em Speke, na área metropolitana de Liverpool, certamente ganharia: “Above us only sky” (“Sobre nós, apenas o céu”). A frase, um dos versos mais marcantes de “Imagine”, clássico do beatle homenageado, cai como uma luva para esse aeroporto.

Charles M. Schulz Sonoma County Airport: Já na categoria “Logomarca Mais Fofa”, o pequeno aeroporto do condado de Sonoma, na Califórnia, seria barbada. Seu símbolo é o desenho do “Snoopy aviador”, criado por Charles M. Schulz, pai de toda a turma de Charlie Brown. O cartunista viveu por 30 em Santa Rosa, cidade onde o aeroporto está localizado.

Snoopy na logo do Charles M. Schulz Airport – Wikipedia / Reprodução

Aeropuerto Federico García Lorca Granada-Jaén: O poeta García Lorca viveu apenas 38 anos, mas deixou sua marca como um dos grandes nomes da literatura da primeira metade do século XX. Nascido e assassinado em Granada, empresta seu nome ao aeroporto que serve à maior cidade da Andaluzia, essa parte da Espanha tão presente em sua obra.

Ian Fleming International Airport: Nada de Bob Marley ou Ulsain Bolt. O mais novo aeroporto internacional da Jamaica, em Boscobel, foi batizado em homenagem ao escritor inglês que criou James Bond. Ian Fleming era um apaixonado pela ilha caribenha e tinha uma casa (chamada Goldeneye) na região de Saint Mary, onde está instalado o aeroporto.

Aeroporti Ndërkombëtar i Tiranës Nënë Tereza: Ou Aeroporto Internacional de Tirana Madre Tereza, traduzindo do albanês. Geralmente identificada com a Índia, sobretudo com a cidade de Calcutá, a religiosa nasceu em Tirana, capital da Albânia. Nada mais justo que o principal aeroporto do país leve seu nome.

Aeroporto Internacional de Fortaleza-Pinto Martins: Pouca gente sabe, mas Euclides Pinto Martins é um dos grandes nomes da aviação brasileira. Natural do município de Camocim, a 380 km da capital cearense, ele participou da primeira expedição aérea entre Nova York e Rio de Janeiro em um hidroavião. A distância de 5.678 km foi percorrida entre novembro de 1922 e fevereiro de 1923.

Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Antônio Carlos Jobim: Em meio a tantos políticos homenageados em aeroportos pelo país, o do Galeão também se chama Tom Jobim, que registrou no “Samba do avião” a empolgação tipicamente carioca toda vez que voava de volta para casa: “Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão…”.

Fonte: O Globo