Inovação no segmento esportivo foi tema de segunda palestra do Dia da PI

Em continuidade às comemorações do Dia da PI, o INPI promoveu mais uma palestra sobre o tema na tarde do dia 27 de abril, em parceria com a Associação pela Indústria e Comércio Esportivo (Ápice). Com foco no segmento esportivo, o evento trouxe representantes de grandes marcas, como Nike e Specialized, que apresentaram seus casos de sucesso.

Na abertura do evento, o presidente do INPI Luiz Otávio Pimentel destacou o potencial da indústria esportiva, com a demanda constante por novos produtos, novas tecnologias e novos desafios. Mediante esse contexto de alta competitividade, ele sinalizou a importância de rever diretrizes na área de desenho industrial e de marcas de forma a melhor atender à dinâmica inovadora do mercado esportivo.

Ao apresentar seu trabalho de projeção da marca e criação de novos produtos, a diretora de Marketing para Futebol da Nike, Barbara Casara, falou da constante busca por produtos inovadores, desenvolvidos em laboratórios de testes com atletas, e da preocupação da marca em gerar produtos não só para servir o seu consumidor. Segundo ela, trata-se não só de um produto mais funcional e avançado tecnologicamente, mas de um produto que proporcione uma experiência de vida.

Na mesma linha atua a Specialized, do ramo de ciclismo. O engenheiro e gerente de produto da marca, Marcelo Catalan, falou dos investimentos feitos pela marca na projeção de modelos adequados a cada ciclista, a fim de proporcionar uma melhor integração  com a bicicleta, com segurança e conforto.

A diretora presidente da Ápice, Marina Carvalho, complementou que produtos com maior tecnologia, principalmente no segmento de calçados esportivos, contribuem para a saúde do atleta.

Também estiveram presentes no evento o diretor de Marcas, André Luis Balloussier, a coordenadora-geral substituta de Disseminação para Inovação, Rita Pinheiro Machado, e a coordenadora de Articulação e Fomento à Propriedade Intelectual e Inovação, Rafaela Guerrante.

Fonte: INPI