INPI se reúne com o diretor-geral da OMPI

O presidente do INPI, Luiz Pimentel, se reuniu nesta quarta-feira, dia 5 de outubro, com o diretor-geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), Francis Gurry. No encontro, foram discutidos temas como a integração do sistema do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT) ao Patent Prosecution Highway (PPH), a colaboração com a OMPI por meio do escritório no Brasil e a possibilidade de ampliar a cooperação com a Academia da OMPI, inclusive com o convite para participar do simpósio de Academias em novembro. O presidente do INPI também convidou o diretor-geral da OMPI a conhecer o escritório brasileiro.

Participaram pelo INPI, além do presidente Luiz Pimentel, a coordenadora-geral de Marcas, Leila Campos, a coordenadora-geral de Assuntos Internacionais, Rafaela Guerrante, e sua substituta, Iloana Rocha. Também esteve presente Natália Ruschel, da Coordenação de Inovação Global e Propriedade Intelectual, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Também estiveram presentes: o diretor regional da OMPI no Brasil, José Graça Aranha, e Beatriz Amorim-Borher, diretora do Bureau Regional para a América Latina e o Caribe da OMPI.

Reuniões com USPTO, JPO, EPO e INPI/PT

A comitiva do INPI também se reuniu, na mesma data, com a equipe do Escritório Americano de Patentes e Marcas (USPTO, na sigla em Inglês), quando foi discutido o PPH realizado entre os dois países, que já teve 24 pedidos americanos no Brasil e 2 pedidos brasileiros nos EUA.

Também foram realizadas reuniões sobre cooperação com o Escritório Japonês de Patentes (JPO, na sigla em inglês), o Escritório Europeu de Patentes (EPO, na sigla em inglês) e com o INPI de Portugal. Neste último caso, a presidente do INPI português, Leonor Trindade, sugeriu a criação de Jornadas Lusófonas de PI, com o objetivo de permitir a troca de experiências e a aproximação entre os escritórios.

Fonte: INPI