LGPD e o impacto no Marketing Digital

Como podemos observar no gráfico de tendência, o tema Lei Geral de Proteção de Dados está em alta. Mas, o que efetivamente, para nós profissionais do Marketing, isso impacta?

LGPD e o impacto no Marketing Digital

Muitas coisas! Apesar de só entrar em vigor em 2020, é fundamental entender o que é a nova Lei, e como os departamentos de Marketing devem estar atentos à maneira que fazem a coleta e utilização de dados dos usuários.

A LGPD é resultado de uma mudança de comportamento global em relação ao tratamento dos dados, tendo como objetivo garantir, aos usuários, maior controle sobre suas informações pessoais, oferecendo, de forma transparente, uma opção de consentimento explícito em relação a coleta e uso de dados, informando, de forma clara, a finalidade do uso dos dados e garantindo aos usuários a capacidade de visualizar, corrigir e excluir, permanentemente, as informações coletadas.

Um exemplo do nosso dia-a-dia como profissional de Marketing.

Se você utiliza uma Landing Page e formulários para coletar informações de um lead, mesmo que seja para a assinatura de um newsletter, esta base deverá se adequar às regras da LGPD, devendo aceitar a nova Política de Privacidade, assim como os Termos & Serviços.

Esta ação deverá ser realizada através de uma checkbox, informando o objetivo da coleta dos dados.

Outro exemplo é no uso do Remarketing.

Com a nova Lei, é preciso informar ao usuário que os dados estão sendo salvos e que podem ser utilizados posteriormente para o anúncio de produtos e serviços. Esta informação deverá aparecer na home do site com o aviso sobre o armazenamento dos cookies e consentimento.

O não cumprimento das regras, pode acarretar uma multa de 2% do seu faturamento ou até R$ 50 milhões.

Não vejo essas mudanças como negativas, pelo contrário, o fato da transparência no uso das informações, gera um sentimento de confiança nos leads/prospects, tornando-os mais propensos a interagirem com suas ações e propostas.

E ae? Você já iniciou o processo de adequação da sua empresa?

Por Maurício Fragoso | Clipping LDSOFT