Marca gaúcha Croasonho agora pertence a Halipar

Parte da gaúcha Croasonho agora pertence a Halipar (Holding de Alimentação e Participações). A empresa passa a ser a maior acionista da única rede de franquias de croissants recheados do País. Com a operação, a holding começa a atuar em um novo mercado, o Rio Grande do Sul, e a administrar mais de 400 lojas em 24 estados, além de um faturamento previsto de R$ 700 milhões para este ano. A compra reforça a estratégia de expansão a partir de franqueados multimarcas. Até 2020, a holding prevê chegar a mil unidades e a um faturamento de R$ 1,3 bilhão.

A Croasonho integrará a Halipar ao lado das marcas Griletto, Montana Grill, que completa 20 anos de operação, Jin Jin Wok e Jin Jin Sushi. A nova rede traz para a holding 72 unidades em 17 estados e R$ 110 milhões de faturamento. “Desde a criação da Halipar, trabalhamos com os olhos atentos ao mercado à procura de marcas consolidadas no segmento de alimentação e que sejam complementares às operações que já temos. A Croasonho atendia a esses requisitos, tanto em produto quanto em atuação geográfica, e houve o interesse de ambas as partes em unir forças”, disse Ricardo José Alves, CEO da Halipar. “Agora podemos oferecer mais uma possibilidade de investimento para quem quer ingressar no mercado de franquias no segmento de alimentação, e ampliar as opções de novos negócios entre os nossos franqueados e os que virão com a aquisição”, completou Alves.

A Croasonho passa a ser o braço da Halipar na região Sul, onde estão 60% das unidades da rede. A administração da marca permanece em Caxias do Sul, a cargo dos atuais gestores. No entanto, será criado um comitê de integração para que as sinergias e experiências possam ser aplicadas para todas as marcas da holding. “Vamos aproveitar a expertise da Croasonho para ampliar a participação da holding no Sul e o potencial da Halipar para levar a Croasonho para outras regiões do País, além de ganharmos escala de fornecimento e logística para atingirmos melhores resultados de nossa rede de franqueados”, afirmou Eduardo Silva, diretor executivo da rede.

A Halipar foi criada em novembro de 2015, a partir da fusão dos grupos J. Alves e Ornatus Alimentação, com o objetivo de fortalecer e expandir os negócios, o que se traduz na busca de novas oportunidades e na otimização das operações, aproveitando sinergias e as melhores práticas de cada uma das marcas.

“Temos solidez para enfrentar momentos difíceis e continuamos acreditando na capacidade de recuperação da situação político e econômica do País. Nosso projeto é de longo prazo. A busca contínua de maior eficiência operacional e aquisições bem escolhidas têm permitido maior diversificação das receitas e forte incremento da geração de caixa, protegendo a Halipar das turbulências econômicas”, explicou Marcelo Serfaty, diretor da G5 Evercore Private Equity, sócia da Halipar.

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Rio Grande do Sul concentra 5,4% das unidades franqueadas do País, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

Fonte: Jornal do Comércio