Philips embarga vendas de Zenfones e Zenpads por causa de patente; outros Androids na mira

O Zenfone 3 só será oficialmente anunciado no Brasil nesta terça-feira, 25 (com cobertura completa do TudoCelular). Os possíveis preços já vazaram na web na última quinta-feira, até mesmo no site da própria Asus – que, posteriormente, negou que seja o valor real a ser cobrado pelo dispositivo.

Enquanto o dispositivo não chega ao Brasil, a fabricante enfrenta problemas na Alemanha. A Philips entrou com reclamação contra a violação de patentes dos dispositivos móveis da Asus no país, e a companhia teve que parar a venda de suas linhas Zenfone e Zenpads por lá temporariamente.

Segundo o site Mobile Geek, a patente reclamada pela Philips afeta a função do Android responsável por mostrar os apps mais recentes. “O Google desenvolveu um patch, que está disponível para os fabricantes desde o começo de outubro e agora precisa ser importado por eles”, publicou o site.

Ou seja, a questão ainda deve afetar outras fabricantes de smartphones Android na Alemanha. A Philips está movendo ações contra outras, mas, por enquanto, apenas a Asus recebeu ordem de parar as vendas temporariamente. A taiwanesa recorreu da decisão, em julgamento ainda em andamento.

Apenas dispositivos com o Android 5.0 ou posterior são afetados pela ação da Philips. Informações da imprensa alemã dão conta de que, apesar de os smartphones e tablets da Asus estarem indisponíveis no site local da taiwanesa, ainda é possível encontrar alguns aparelhos nas prateleiras do varejo.

Apenas os dispositivos das linhas Zenfone e Zenpad estão com embargo. Os relógios Zenwatch ainda estão disponíveis, bem como computadores, notebooks e outros componentes vendidos pela companhia.

Fonte: Tudocelular.com