Rússia poderá aceitar pagamentos internacionais em Bitcoin e criptomoedas

Departamentos do governo ainda expressam preocupação com as moedas digitais.

Nessa última terça-feira (31/05), a primeira vice-governadora do Banco Central da Federação Russa, Ksenia Yudaeva, em comunicado a imprensa informou que o país está aberto ao recebimento de moedas digitais para pagamentos internacionais no país.

Rumores indicavam que a Rússia já estaria aceitando o pagamento em Bitcoin, mas não apresentava datas ou mesmo um prazo para que isso se tornasse realidade, conforme foi dito por Denis Manturov, Ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa durante um evento New Horizon, onde disse que a Rússia estava planejando legalizar o Bitcoin.

A surpresa é que, essa é a primeira vez que um funcionário do alto-escalão Banco Central da Federação Russa se manifesta abertamente a respeito sobre o caso;

EM PRINCÍPIO, NÃO NOS OPOMOS AO USO DE CRIPTOMOEDAS EM TRANSAÇÕES INTERNACIONAIS”, DISSE A PRIMEIRA VICE-GOVERNADORA DO BANCO CENTRAL, KSENIA YUDAEVA, EM UM BRIEFING Á REPÓRTERES.

Apesar dessa ação sinalizar uma abertura para as criptomoedas no país, as autoridades não deixaram de manifestar o seu receio com a moeda digital, mas, entendendo que o país tem lidado com pesadas sanções desde a sua invasão a Ucrânia, recorrer as moedas digitais  tem sido visto como uma alternativa entre diversos departamentos do governo russo. Importante 

Inclusive as autoridades já tem discutido há alguns meses uma forma de regular o Bitcoin e outras criptomoedas, mesmo que com ainda certo receio, como deixou claro Yudaeva no briefing entregue a imprensa.

“AINDA ACREDITAMOS QUE O USO ATIVO DE CRIPTOMOEDAS NO PAÍS, ESPECIALMENTE NA INFRAESTRUTURA FINANCEIRA DA RÚSSIA, CRIA GRANDES RISCOS PARA CIDADÃOS E USUÁRIOS. ACREDITAMOS QUE EM NOSSO PAÍS ESSES RISCOS PODEM SER RAZOAVELMENTE GRANDES”, DISSE ELA.

Por enquanto incertezas

Na semana passada o Ministério das Finanças havia dito que permitir o uso de criptomoedas para liquidar pagamentos internacionais contribuiria para a Russia lidar com os impactos econômicos sofrido em decorrência das sanções ocidentais que cortaram vários bancos russos da rede financeira global.

E apesar de Yudaeva dizer que os riscos gerais para a estabilidade financeira na Rússia como resultado das sanções ocidentais impostas tenham diminuído, pois agora os bancos contam com uma ampla liquidez em moeda estrangeira, uma regulamentação ainda parece incerta devido aos diferentes departamentos governamentais e legisladores que ainda não chegaram a um consenso para uma implementação das moedas digitais no país.

Fontes: Mundo conectado Imagem: Coingape