Site europeu promove entrada em “conteúdos legais” em vários países

O projeto europeu pretende identificar "ofertas legais" de conteúdos em várias áreas, desde ebooks a videojogos mas desde que foi lançado não evoluiu muito.

O projeto pan-europeu já tem vários meses e foi criado para agregar as várias iniciativas europeias na proteção da propriedade intelectual dos conteúdos disponibilizados online. O agorateka é apoiado pelo Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) e tem também ligação aos vários portais nacionais dos países que aderiram à iniciativa, entre os quais se conta Portugal com o Ofertaslegais.pt.

O site tem uma lista de ofertas legais na nas áreas da música, audiovisual, livros, videojogos e eventos desportivos, mantendo a ideia de um ponto de acesso fácil e rápido a este tipo de conteúdos que repeitam a regulação da propriedade intelectual, indicando o tipo de conteúdos, o país de origem e se são pagos ou gratuitos.

No agorateka há também um conjunto de estatísticas sobre este tipo de oferta, e a lista os países aderentes, e é fácil perceber que desde que a iniciativa foi lançada não se registou uma evolução significativa.

Fonte: SAPOTEK