Um em cada três brasileiros compra produto pirata no País

País registrou queda no número de pessoas que consomem produtos pirateados neste ano

O Brasil registrou queda no número de pessoas que consomem produtos pirateados. Em 2011, ano em que os índices foram mais altos, cinco em cada 10 brasileiros dizem ter comprado algo pirata. Neste ano, três em cada dez (32%) afirmam ter consumido ao menos um produto deste tipo, segundo pesquisa realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos. O valor de 2016 está abaixo da média histórica: quatro em cada dez.

Leia mais notícias sobre Brasil e Política

O preço é o grande diferencial que motiva os compradores. O levantamento mostra que 96% dos compradores afirmam que o valor dos produtos pirateados é melhor que o dos originais. No entanto, 35% das pessoas que compraram este ano se arrependeram da aquisição: 92% deles pela falta de qualidade e outros 16% pelos produtos não possuirem garantia.

Produtos preferidos

Os produtos que lideram o ranking de pirataria são os CDs (56%) e DVDs (62%). Outros itens que costumam ser pirateados são roupas (14%), calçados e bolsas (10%); e brinquedos (10%).

Considerando as regiões do Brasil, não há uma diferença significativa entre elas. A região Norte apontou índice de 38%, seguida por Centro Oeste (37%), Sul e Sudeste, ambas com 32%, e Nordeste, com 28%.

Fonte: R7