VW lança marca para concorrer com Uber

A Moia é a 13ª marca do grupo alemão. Será uma marca dedicada a serviços de mobilidade e poderá vir a ter o seu próprio modelo elétrico.

O grupo Volkswagen apresentou a marca Moia. A nova marca do grupo alemão pretende concorrer com a Uber na criação de novos serviços de mobilidade. De acordo com a Autocar, o novo emblema poderá vir, inclusivamente, um modelo elétrico de passageiros em nome próprio. A função principal desta marca será a de dinamizar os modelos elétricos e novos serviços do grupo.

O CEO da nova marca, Ole Harms, diz que o objetivo é fazer da Moia um dos três principais “players” entre os serviços de mobilidade. No início, a marca focar-se-á em serviços “shuttle”/táxi, após uma requisição através de uma aplicação para smartphone, ao estilo do que faz a Uber. Harms diz que os preços serão aproximados aos que são praticados num transporte público. Os primeiros modelos da Moia serão minibus VW Transporter, sendo que estes deverão ser substituídos por um modelo totalmente elétrico com seis ou oito lugares, a construir com base na nova plataforma MEB. Um concept desse carro será mostrado em 2017, segundo o responsável da Moia. Este projeto será dirigido pela divisão de comerciais da VW.

Este novo modelo terá um modo de condução autónoma e, em fase posterior, está prevista a aposta em carros sem condutor. Os primeiros protótipos autónomos deverão circular a partir de 2019. Harms espera que em 2021 já existam algumas cidades no mundo com frotas autónomas. A Sediada em Berlim, a Moia tem para já 50 funcionários, sendo que espera aumentar os seus recursos humanos para 200 pessoas até ao final de 2017.

Fonte: Auto Hoje