Huawei processa Xiaomi por uso indevido de patentes no 4G e em câmeras

A Huawei está processando a Xiaomi por uso ilegal de patentes em seus smartphones com tecnologia 4G. Além disso, a fabricante chinesa ainda acusa a compatriota de também violar suas tecnologias no desenvolvimento de câmeras para smartphones.

Nesta semana, o processo foi aceito pelo Escritório de Propriedade Intelectual da China, sendo que o órgão listou as patentes que supostamente foram violadas pela Xiaomi:

  • Método e dispositivo para enviar sinal de controle
  • Método para alimentar informações ACK/NACK durante a agregação de operadora, estação base e equipamento do usuário
  • Método e dispositivos para a obtenção de imagens panorâmicas
  • Método de tela de bloqueio para dispositivos móveis

Comentando o assunto, Yu Chengdong, CEO e diretor executivo da Huawei, disse que algumas fabricantes chinesas estão continuamente copiando a empresa e também usando suas patentes sem o devido licenciamento.

Por isso, a Huawei deve começar a adotar um posicionamento mais agressivo e processar todas as empresas que recorrem ao que ele chama de “práticas ilegais”.

Por outro lado, em comunicado divulgado ao público, a Xiaomi disse que todas as patentes listadas pela Huawei “estão na mesa de negociações” para o devido licenciamento. No entanto, ainda não há um prazo para que as empresas entrem em acordo.

Até o momento, o Escritório de Propriedade Intelectual da China não julgou o caso, mas há um incentivo das autoridades para que as empresas negociem a situação antes dos técnicos começarem a analisar a situação.

Fonte: Tudo Celular Imagem: Tudo Celular