Conheça mais sobre os Autores:

autor-aghata-salva-rezende-propriedade-intelectual
Advogada em propriedade intelectual Mestre em propriedade intelectual pela Universidade de Bordeaux, França Bacharel em direito pela Universidade Federal de Goiás.
autor-axel-belarmino-propriedade-intelectual
Advogado de Propriedade Intelectual no escritório Belarmino PI. Mestrando em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto da Propriedade Industrial (INPI). Graduado em Direito pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio. Desde 2007 já atuou na área nos escritórios Di Blasi, Parente e Associados; BMA; Daniel Law; e Campos Mello Advogado
autor-emilia-campos-propriedade-intelectual
Advogada, palestrante e sócia da Malgueiro Campos Advocacia. Especialista em direito empresarial, digital e propriedade intelectual. Assessora clientes em negócios envolvendo criptomoedas, Token Sales e Blockchain. É professora do MBA em Blockchain Development & Technologies da Faculdade de Informática e Administraçao Paulista – FIAP. Cursou o Executive MBA pela Business School of São Paulo, o LEEP na Thomas Jefferson School of Law e o MOOC em Digital Currencies and Blockchain Technology na University of Nicosia. Ranqueada duas vezes pela publicação internacional Chambers Global e Latin America. Autora do Livro Criptomoedas e Blockchain O Direito no Mundo Digital, publicado em junho de 2018 pela Editora Lumen Juris. Emília também possui um canal no YouTube, o Descomplicando o Direito.
autor-fernanda-tissot-propriedade-intelectual
Advogada inscrita na OAB/PR sob nº 50.688. Especialista em Direito da Propriedade Intelectual pela Fundação Getúlio Vargas – São Paulo – FGV/SP, Especialista em Direito Empresarial e Civil pela Academia Brasileira de Direito Constitucional – ABDConst, Mestre em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Integrante da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/PR. Integrante da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial – ABAPI, Associação Brasileira de Propriedade Intelectual – ABPI, Associação Paulista da Propriedade Intelectual – ASPI e Associação Internacional para Proteção da Propriedade Intelectual – AIPPI. Sócia do escritório Ritter Advogados.
autor-gabriel-leonardos-propriedade-intelectual
Conselheiro Federal da OAB, eleito pela OAB/RJ; Presidente da Comissão Especial de Propriedade Intelectual do Conselho Federal da OAB; Vice-Presidente da ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual; Mestre em Direito pela USP; LLM pela Universidade Ludwig-Maximilian de Munique; MBA pela FGV/RJ; Sócio de Kasznar Leonardos Advogados.
autor-gabriel-sacramento-propriedade-intelectual
Advogado de Propriedade Intelectual na Daniel Law com LL.M. em Direito Corporativo pelo IBMEC/RJ, especialista em Branding pelo Istituto Europeo di Design e com formação em Management of Fashion and Luxury Companies pela Bocconi Universitá – Milão/IT. Membro da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI), Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP), International Trademark Association (INTA) e da Comissão de Direito da Moda da OAB/RJ.
autor-lucas-balconi-propriedade-intelectual
Advogado e sócio do escritório Balconi Moreti Advocacia da Inovação. Doutorando em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professor de graduação e pós-graduação. Coordenador da pós-graduação de Direito a Inovação na UNIFIL. Diretor da ABA Londrina. Pesquisador do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial (GEDAI/UFPR)
autor-luciana-manica-propriedade-intelectual
Sócia advogada da Carpena Advogados Associados, Head da área de Propriedade IntelectualGraduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS, com mais de 15 anos de experiência no contencioso e no setor administrativo. Mestre em Direito pela UFSM (2016). Graduada pelo Curso de Formação de Professores para Educação Profissional (UFSM), o que lhe concedeu o grau de Licenciatura em Direito (2014). No currículo, professora de diversas disciplinas de graduação e de pós-graduação, como de Direito da Propriedade Intelectual, Direito Internacional Privado, Contratos Internacionais e de Direito Comunitário e da Integração, Teoria Geral dos Contratos. Especialista em Direito Processual Civil pela Academia Brasileira de Direito Processual Civil, em Direito Público com ênfase em Direito Processual Civil pelo Complexo Jurídico Damásio de Jesus e em Propriedade Intelectual pela PUC/RS, Pós-Graduada em Propriedade Industrial pela Universidade Federal de Buenos Aires. É Agente da Propriedade Industrial (API 1955) e associada da ABAPI (Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial, matrícula 0991)
autor-luiz-guilherme-valente-propriedade-intelectual
Doutor em Direito Comercial pela USP (2013). Pesquisador visitante do Institut d’Études Politiques de Paris (França, 2018) e da Queen Mary University of London (Reino Unido, 2017). Bacharel em Direito pela USP (2013). Advogado em São Paulo.
autor-marcelo-nascimento-propriedade-intelectual
Presidente da Associação Paulista da Propriedade Intelectual - ASPI (2017-2021) - Vice-Presidente da Associação Paulista da Propriedade Intelectual - ASPI (2011 - 2017) - Reconhecido como advogado expert na área de marcas e patentes no Guia “World’s Leading Trademark Law Practitioners” e “World’s leading Patent Law Practitioners” editado por Managing Intellectual Property. - Procurador-Adjunto da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial - ABAPI - 2013/2015 - Conselheiro da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial - ABAPI - 2011/2013 - Presidente do Comitê Antipirataria da ASIPI – Associação Interamericana da Propriedade Intelectual – 2009/2015. - Nomeado árbitro pela ASIPI – Associação Interamericana da Propriedade Intelectual perante o Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio de Bogotá em 2004. - Membro do Painel de Mediadores de “WIPO Mediation and Arbitration Center” - Membro da Câmara de resolução de disputas de nomes de dominio (CASD-ND) do Centro de Mediação e Arbitragem da ABPI – Associação Brasileira da Propriedade Intelectual; - Membro do Painel de Mediadores da INTA – International Trademark Association. - Coordenador de Marcas do curso para formação de agentes da Propriedade Industrial promovido pela Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial - ABAPI, desde 2002.
autor-marcelo-mazzola-propriedade-intelectual
Sócio Dannemann Siemsen, Advogado e Agente da Propriedade Industrial atua há quase 20 anos no campo da propriedade intelectual. É Vice-Presidente de Propriedade Intelectual do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA). É mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), professor de processo civil da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPro) e do Instituto Carioca de Processo Civil (ICPC). É Perito Judicial, especialista da Câmara de Solução de Disputa de Nomes de Domínio da ABPI (CSD-ABPI) e mediador na Câmara de Mediação da referida entidade (CMED-ABPI). Participa de importantes associações como AASP, ABAPI, ABPI e ainda é membro da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ e coordenador/RJ de Propriedade Intelectual do MEDIARE. Autor do livro: Tutela Jurisdicional Colaborativa. Curitiba: CRV, 2017, prefaciado pelo Ministro Luiz Fux.
autor-marcelo-porto-propriedade-intelectual
Advogado e sócio do escritório Coutinho Advocacia em Recife – PE. Pós-graduado em Direito Contratual (UFPE) e em Direito e Processo do Trabalho (Anhanguera). Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit/UFPE). Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE). Coordenador do núcleo de Propriedade Intelectual da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE). Membro da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI).
autor-marco-antonio-oliveira-propriedade-intelectual
Advogado sócio do escritório Matos & Associados Advogados, especializado em Propriedade Intelectual. Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo INPI, Pós-graduado em Direito da Propriedade Intelectual pela PUC-RIO, Pós-graduado em Processo Civil pela UCAM, Graduado em Direito pela PUC-RIO, atua na área do Direito da Propriedade Intelectual desde 2008.
autor-mariana-moreti-propriedade-intelectual
Sócia fundadora e advogada do escritório Balconi Moreti Advocacia da Inovação. Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo PROFNIT no ponto focal da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Graduada em Direito pela UEL. Pós-graduada em Direito do Estado com concentração em Direito Tributário pela UEL. Pós-graduada em Direito Processual Civil pelo IDCC. Pós-graduada em Direito Aplicado pela EMAP. Advogada. Pesquisadora do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial (GEDAI/UFPR).
autor-milena-mendes-grado-propriedade-intelectual-
Advogada, sócia do Vilela Coelho Propriedade Intelectual. Formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-graduada em Propriedade Intelectual pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Direito Eleitoral pelo Instituto Brasiliense de Direito Público e em Direito Processual Civil pela FADISP. Cursou, ainda, Extensão Universitária em Internet e Sociedade: Tecnologias e Políticas de Controle na Harvard Extension School. Certificada pela International Association of Privacy Professionals – IAPP/CIPP-US.
autor-natalia-bonela-propriedade-intelectual
Advogada, consultora e professora, mestre em propriedade intelectual e inovação pela academia do Instituto Nacional da Propriedade industrial, pós-graduada em direito contratual, especialista em mediação de conflitos, membro da ABPI, ex-membro da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/MG, publicitária especialista em marcas e comportamento do consumidor.
autor-paula-mello-franco-propriedade-intelectual
Pós graduada em propriedade intelectual pela PUC-Rio. Graduada pela PUC-Rio. Advogada de contencioso cível e arbitragem no Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva.
autor-paulo-armado-innocente-propriedade-intelectual
Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ. Graduado em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro – FND/UFRJ. Advogado Sócio na Daniel Advogados.
autor-rafael-marques-rocha-propriedade-intelectual
Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Advogado Sócio na Daniel Advogados.
autor-renata-soares-propriedade-intelectual
Advogada e Sócia da Soares Marcas e Patentes. Graduada em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara e Pós-graduanda em Propriedade Intelectual, Direito e Ética pela Universidade Cândido Mendes – RJ.
autor-sheila-correa-melo-propriedade-intelectual
Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (2019), possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará (2010). Tutora da World Intellectual Property Organization (WIPO). Membro da Comissão de Propriedade Intelectual e Inovação da OAB/PA. Membro da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI). Analista da Embrapa.
autor-soraya-imbassahy-mello-propriedade-intelectual
Advogada Sênior Associada David do Nascimento Advogados Associados Graduada em Direito pela Universidade Paulista, graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro e Agente da Propriedade Industrial concursada perante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Consultora em Marcas, Direitos Autorais, Patentes, Transferência de Tecnologia e Nomes de Domínio. 2º Mandato como Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus triênio 2019/2021 e 2016/2018. Membro Correspondente da Comissão Especial de Propriedade Intelectual Seccional São Paulo triênio 2019/2021. Membro Consultora na Comissão Especial de Estudos em Direito da Moda da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional São Paulo triênio 2019/2021. 4º Mandato como Diretora Tesoureira da Associação Paulista da Propriedade Intelectual ASPI Biênios 2019/2021; 2017/2019; 2013/2015; 2011/2013. Conselheira da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial - ABAPI - Biênio 2016/2017. Dois mandatos como Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Barueri gestões 2013/2015 e 2010/2012. Diretora Tesoureira Adjunta da Associação Paulista da Propriedade Intelectual ASPI em 2011 e Diretora Patrimonial da Associação Paulista da Propriedade Intelectual ASPI em 2010.