Conheça mais sobre os Autores:

autor-aghata-salva-rezende-propriedade-intelectual
Advogada em propriedade intelectual Mestre em propriedade intelectual pela Universidade de Bordeaux, França Bacharel em direito pela Universidade Federal de Goiás.
autor-Aline Brito S. Souto Maior
Aline Brito S. Souto Maior é advogada, sócia do Vilela Coelho Propriedade Intelectual. Pós-graduanda em Propriedade Intelectual, Direito do Entretenimento e Mídia pela Escola Superior da Advocacia (ESA/OAB), Cursou, Extensão Universitária de Fashion Law, pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Atua há mais 15 (quinze) anos na área de Propriedade Intelectual e Industrial.
Ana Carolina Sabóia Bertoletti é advogada do escritório Camelier Advogados Associados. Bacharel pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - FDSBC. Pós-Graduada em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP e Pós-Graduada em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS
autor-portal-intelectual-andre-aguiar
André Amaral de Aguiar, Procurador Federal lotado no Subnúcleo de Propriedade Intelectual da Procuradoria Regional Federal da 2ª Região, Mestre em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, graduado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
autora-Anne Holanda
Advogada, Sócia do escritório Daniel Advogados. Mestranda em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Pós-graduada em Processo Civil pela Universidade Candido Mendes, Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
autor-axel-belarmino-propriedade-intelectual
Advogado de Propriedade Intelectual no escritório Belarmino PI. Mestrando em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto da Propriedade Industrial (INPI). Graduado em Direito pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio. Desde 2007 já atuou na área nos escritórios Di Blasi, Parente e Associados; BMA; Daniel Law; e Campos Mello Advogado
Bruno Alves-autor-portal-intelectual
Bruno Alves é Engenheiro Mecânico formado na UFF, estudante de Direito na IBMEC-RJ e atua como Engenheiro de Patentes, possuindo ampla experiência no procedimento administrativo de concessão de patentes, com conhecimentos na Lei da Propriedade Industrial, nas Diretrizes de Exame e nas Instruções Normativas correspondentes. Durante sua carreira, lidou com diversos tipos de invenções nos mais variados campos técnicos. Sua experiência inclui a preparação de respostas a pareceres técnicos e decisões de indeferimento, realização de emendas voluntárias, análises de infração e de patenteabilidade, elaboração de relatórios de busca de anterioridades e redação de pedidos de patente. Além disso, possui experiência em litígios judiciais, nos quais atuou em parceria com a equipe de contencioso de patentes, tendo, inclusive, concluído o curso de Perícias Judiciais em Propriedade Industrial da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI).
Bruno Castro-autor-portal-intelectual
Bruno trabalha na área de propriedade industrial desde abril de 2018, com experiência em todas as etapas de processamento e procedimentos técnicos de patentes, modelos de utilidade e desenhos industriais. Ao longo de sua carreira, ele lidou com diferentes tipos de invenções em diversas áreas técnicas, como mecânica, telecomunicações e life sciences. Trabalhando com clientes nacionais e internacionais, adquiriu experiência com observações técnicas, atendimento de requisitos, buscas, elaborações, comunicações, resposta de pareceres e análise de patentes de invenção. Seu conhecimento abrange instruções normativas, diretrizes para exames, LPI e principais tratados de propriedade intelectual.
Bruno Figueiredo
Advogado especialista em estratégias para proteção de marcas e demais direitos da Propriedade Intelectual, gestor legal da Wettor Marcas e Patentes; mestrando em P.I. pelo PROFNIT; associadado ABPI; membro da Comissão do Direito da Indústria e do Comércio da Moda da OAB/CE.
Camila Conegundes_autora-portal-intelectualpng
Como Especialista de Patentes passando por renomados escritórios da área, Mestre em Gestão de Portfolio de patentes, Camila possui vasta experiência e atuação em diversos campos da área de patentes: Processamento Administrativo; Redação; Opiniões Técnicas; Análises referentes à Patenteabilidade, Liberdade de Operação (Freedom to Operate), Infração; Subsídios; Oposições e Nulidades; Recursos; e Ações Judiciais, trabalhando em conjunto com a equipe do contencioso. Recentemente, desenvolveu conhecimento em Gestão De Portfólio de Patentes, para auxiliar os clientes na tomada de decisões estratégicas com suporte das patentes.
autor-Diogo-Netto
Diogo Netto tem ampla experiência em patentes e desenhos industriais incluindo redação e todos os procedimentos pré- e pós-concessão, além de participar no aconselhamento técnico interno e de clientes. Sua experiência inclui a elaboração e procedimentos de pedidos nas áreas de biotecnologia, química, agroquímicos, produtos farmacêuticos, genética, biologia molecular, bioinformática e dispositivos médicos. Ele também prepara buscas de anterioridade, liberdade comercial e de infração. Sua formação científica é em bioinformática, genética, microbiologia e biologia molecular, adquirida durante sua graduação em Biologia na UFRJ e mestrado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Antes de entrar na Daniel Advogados em 2012, ele adquiriu significativa experiência em pesquisa e desenvolvimento das áreas citadas na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). E, desde 2008, ele tem trabalhado como agente de patentes no Brasil, sendo certificado pelo INPI como Agente da Propriedade Industrial. Atualmente, também integra o Grupo de Trabalho de Patentes e Desenho Industrial da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial.
Eduardo Riess
Advogado e pós-graduando em Propriedade Intelectual, área em que atua desde 2016. Iniciou na Daniel Advogados como estagiário, destacando-se por sua eficiência e capacidade de adaptação frente aos desafios oriundos do setor contencioso. Segue ativo na esfera de litígios, com foco em disputas envolvendo marcas, patentes e direitos autorais.
autor-portal-intelectual-Eduardo Santos de Quadros,
Formado em Engenharia Mecânica pela UFRGS, pós-graduando em Propriedade Intelectual, Direito e Ética na UCAM e mestrando em Processos de Fabricação na UFRGS, além de diversos cursos de especialização na OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual).
autor-emilia-campos-propriedade-intelectual
Advogada, palestrante e sócia da Malgueiro Campos Advocacia. Especialista em direito empresarial, digital e propriedade intelectual. Assessora clientes em negócios envolvendo criptomoedas, Token Sales e Blockchain. É professora do MBA em Blockchain Development & Technologies da Faculdade de Informática e Administraçao Paulista – FIAP. Cursou o Executive MBA pela Business School of São Paulo, o LEEP na Thomas Jefferson School of Law e o MOOC em Digital Currencies and Blockchain Technology na University of Nicosia. Ranqueada duas vezes pela publicação internacional Chambers Global e Latin America. Autora do Livro Criptomoedas e Blockchain O Direito no Mundo Digital, publicado em junho de 2018 pela Editora Lumen Juris. Emília também possui um canal no YouTube, o Descomplicando o Direito.
Fabio Lima Leite autor portal intelectual2
Fabio Lima Leite é advogado, sócio do Vilela Coelho Propriedade Intelectual, formado pela Universidade São Judas Tadeu e pós graduado em Propriedade Intelectual, direito do entretenimento e mídia pela Escola Superior de Advocacia – ESA/OAB. Cursou Mediação e Arbitragem no TASP – Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo e Gestão de Propriedade Intelectual pela OMPI e possui grande experiência em propriedade industrial e intelectual.
autor-Bayma
Felipe Bayma é advogado especialista em direito do empresário; presidente da Comissão de Empreendedorismo Jurídico da OABDF; membro da Comissão de Gestão, Empreendedorismo e Inovação do CFOAB; membro do IADF, sócio do Bayma e Fernandes Advogados
Fernanda Galera
Mestre em Direito Comercial, com foco em Propriedade Intelectual, pela Universidade São Paulo. Especialista em Propriedade Intelectual pela Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (2015). Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2012). Advogada recomendada para o segmento de “Startups & Inovação – Escritórios de Advocacia”, Leaders League – 2018. Atualmente é advogada, professora do corpo docente da pós-graduação lato sensu em Direito da FGV/SP e pesquisadora, com atuação na área de Propriedade Intelectual, Direito Digital e Inovação.
autor-fernanda-tissot-propriedade-intelectual
Advogada inscrita na OAB/PR sob nº 50.688. Especialista em Direito da Propriedade Intelectual pela Fundação Getúlio Vargas – São Paulo – FGV/SP, Especialista em Direito Empresarial e Civil pela Academia Brasileira de Direito Constitucional – ABDConst, Mestre em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Integrante da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/PR. Integrante da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial – ABAPI, Associação Brasileira de Propriedade Intelectual – ABPI, Associação Paulista da Propriedade Intelectual – ASPI e Associação Internacional para Proteção da Propriedade Intelectual – AIPPI. Sócia do escritório Ritter Advogados.
autor-gabriel-leonardos-propriedade-intelectual
Conselheiro Federal da OAB, eleito pela OAB/RJ; Presidente da Comissão Especial de Propriedade Intelectual do Conselho Federal da OAB; Vice-Presidente da ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual; Mestre em Direito pela USP; LLM pela Universidade Ludwig-Maximilian de Munique; MBA pela FGV/RJ; Sócio de Kasznar Leonardos Advogados.
autor-gabriel-sacramento-propriedade-intelectual
Advogado de Propriedade Intelectual na Daniel Law com LL.M. em Direito Corporativo pelo IBMEC/RJ, especialista em Branding pelo Istituto Europeo di Design e com formação em Management of Fashion and Luxury Companies pela Bocconi Universitá – Milão/IT. Membro da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI), Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP), International Trademark Association (INTA) e da Comissão de Direito da Moda da OAB/RJ.
Sócia da Daniel Advogados, Giselle trabalha com Propriedade Intelectual desde 1999 e se juntou a Daniel Advogados como Sócia em 2018. Sua expertise abrange todos os aspectos relacionados ao processamento de pedidos de patentes no INPI e na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com ênfase em pedidos de patentes no campo químico e farmacêutico. Giselle atua na elaboração de relatórios e respostas de pareceres técnicos emitidos pelo INPI e pela ANVISA, subsídios para o exame técnico, pesquisas de estado da técnica, liberdade de comercialização, pesquisas de equivalência de pedidos e redação de pedidos de patentes. Ela tem conhecimento das instruções normativas, diretrizes de exame, lei brasileira de PI e os principais tratados de propriedade intelectual.
autor-portal-intelectual-Guilerme-Calazans
Engenheiro Mecânico, formado no CEFET-RJ, com mestrado na área de Fluidodinâmica realizado no Instituto Militar de Engenharia – IME. Atuou como pesquisador no IME, realizando artigos científicos e análises computacionais de escoamentos em dutos e tubulações por meio de FEA. Obteve experiência internacional por meio do programa Ciência sem Fronteiras de 1 ano de duração, onde estudou na instituição Helmut Schmidt Universität em Hamburgo – Alemanha. Trabalhou como engenheiro de aplicações HVAC, sendo responsável pelo selecionamento de sistemas de ar condicionado, orçamentos e negociações de obras de ar condicionado. Na área de patente, possui experiência como engenheiro especialista, atuando com elaboração de pedidos de patentes, relatórios de buscas, análises de patenteabilidade além de resposta a exigências técnicas.
Guilherme-Coutinho
Especialista de Patentes de Química e Life Sciences. Atua no processamento de pedidos junto ao INPI, com foco em atividades técnicas. Sua experiência inclui análise, comunicação e resposta de pareceres e análises de patenteabilidade. Mestre em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com dissertação sobre estudos tecnológicos, mercadológicos e de prospecção relacionados a setores de desenvolvimento tecnológico industrial; Pós-graduado em Processamento, Gestão e Meio Ambiente no Setor de Petróleo e Gás Natural pelo programa PRH/ANP da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Química Industrial Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com trabalho de conclusão de curso sobre tratamento de resíduo e meio ambiente.
Gustavo Sartori-autor-portal-intelectual
Gustavo é engenheiro de patentes e bacharel em direito com 13 anos de experiência em patentes e desenhos industriais. Sempre trabalhou nos mais respeitados e conhecidos escritórios de propriedade intelectual no Brasil e também conta com experiência na indústria, que adquiriu quando trabalhou como engenheiro de Patentes em uma grande empresa de mineração do Brasil. Ao longo destes anos de atuação, lidou com diferentes tipos de invenções, dos mais diversos campos técnicos. Além disso, também utiliza seus conhecimentos em Direito para atuar em ações judiciais que envolvem patentes. Recentemente, iniciou o mestrado em engenharia mecânica, cujo tema de dissertação diz respeito aos processos de inovação nas indústrias, e assumiu a coordenação da área de engenharia mecânica do escritório Daniel Advogados.
autora-portalintelectual-Isabel Matos
Isabel Matos Medeiros de Moraes é especialista de patentes da Daniel Advogados, a profissional é graduada em farmácia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2009. Mestre e Doutor em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Possui experiência em farmacologia e imunologia.
autora-portal-intelectual-jessica-tebar2
Bacharel em Direito pela PUC/SP (2012) e pós-graduada em Propriedade Intelectual pela FGV/SP (2014). Advogada com experiência na área consultiva, especialmente em temas de propriedade intelectual, proteção de dados pessoais, direito digital e empresarial. Sócia fundadora do escritório Tebar Advogados.
autora-portal-intelectual-kamille-trindade-machado
Advogada e Coordenadora do Departamento de Marcas, Direitos Autorais e Contratos da Leão Propriedade Intelectual. Secretária-Geral da Comissão de Direito da Moda da ABA/RS. Pós-Graduanda em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.
Karyn-Mutzenberg -autora-portal-intelectual
Advogada com vasto conhecimento na área de Propriedade Intelectual, principalmente na atuação combativa com relação aos casos criminais envolvendo os interesses dos clientes. Possui grande experiência em Contencioso Cível, bem como em Contencioso Administrativo de Marcas junto ao I.N.P.I. – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Dentre suas atribuições destaca-se a ampla atuação no combate à contrafação de produtos farmacêuticos, brinquedos, vestuário, eletrônicos, peças mecânicas e outros, por meio de investigações com relação aos distribuidores, fábricas e comércios destes produtos; organização e cumprimento de operações de busca e apreensão de produtos falsificados, e acompanhamento de todo o trâmite, bem como o apoio aos agentes públicos e autoridades policiais nestes procedimentos a nível nacional; realização e organização de apresentações para autoridades diversas acerca da identificação de produtos contrafeitos; elaboração de Notícia-Crime para apuração de delitos relacionados à Propriedade Intelectual; acompanhamento de inquéritos policiais e procedimento aduaneiros, além da elaboração de notificações contra infratores e comunicação com clientes nacionais.
autora-portal-intelectual
Letícia Marins Frey é engenheira de patentes com experiência em elaboração de relatórios de busca de anterioridade, preparo de respostas técnicas a exigências e pareceres desfavoráveis do INPI e análise de pantenteabilidade de invenções.
Estagiário no setor de Antipirataria e Compliance no escritório Kasznar Leonardos Advogados, Graduando do 6º Período de Direito na UFRJ e Técnico em Informática pelo CEFET/RJ.
autor-lucas-balconi-propriedade-intelectual
Advogado e sócio do escritório Balconi Moreti Advocacia da Inovação. Doutorando em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professor de graduação e pós-graduação. Coordenador da pós-graduação de Direito a Inovação na UNIFIL. Diretor da ABA Londrina. Pesquisador do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial (GEDAI/UFPR)
autor-luciana-manica-propriedade-intelectual
Sócia advogada da Carpena Advogados Associados, Head da área de Propriedade IntelectualGraduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS, com mais de 15 anos de experiência no contencioso e no setor administrativo. Mestre em Direito pela UFSM (2016). Graduada pelo Curso de Formação de Professores para Educação Profissional (UFSM), o que lhe concedeu o grau de Licenciatura em Direito (2014). No currículo, professora de diversas disciplinas de graduação e de pós-graduação, como de Direito da Propriedade Intelectual, Direito Internacional Privado, Contratos Internacionais e de Direito Comunitário e da Integração, Teoria Geral dos Contratos. Especialista em Direito Processual Civil pela Academia Brasileira de Direito Processual Civil, em Direito Público com ênfase em Direito Processual Civil pelo Complexo Jurídico Damásio de Jesus e em Propriedade Intelectual pela PUC/RS, Pós-Graduada em Propriedade Industrial pela Universidade Federal de Buenos Aires. É Agente da Propriedade Industrial (API 1955) e associada da ABAPI (Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial, matrícula 0991)
autor portal intelectual Luciano Andrade Pinheiro
Advogado. Graduado pela Universidade Federal da Bahia. Professor de Direito Autoral. Autor de artigos jurídicos. Palestrante. Perito judicial em propriedade intelectual. Foi diretor adjunto da Escola Superior da Advocacia da OAB/DF e vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Brasil/DF.
autor-luiz-guilherme-valente-propriedade-intelectual
Doutor em Direito Comercial pela USP (2013). Pesquisador visitante do Institut d’Études Politiques de Paris (França, 2018) e da Queen Mary University of London (Reino Unido, 2017). Bacharel em Direito pela USP (2013). Advogado em São Paulo.
autor-marcelo-nascimento-propriedade-intelectual
Presidente da Associação Paulista da Propriedade Intelectual - ASPI (2017-2021) - Vice-Presidente da Associação Paulista da Propriedade Intelectual - ASPI (2011 - 2017) - Reconhecido como advogado expert na área de marcas e patentes no Guia “World’s Leading Trademark Law Practitioners” e “World’s leading Patent Law Practitioners” editado por Managing Intellectual Property. - Procurador-Adjunto da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial - ABAPI - 2013/2015 - Conselheiro da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial - ABAPI - 2011/2013 - Presidente do Comitê Antipirataria da ASIPI – Associação Interamericana da Propriedade Intelectual – 2009/2015. - Nomeado árbitro pela ASIPI – Associação Interamericana da Propriedade Intelectual perante o Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio de Bogotá em 2004. - Membro do Painel de Mediadores de “WIPO Mediation and Arbitration Center” - Membro da Câmara de resolução de disputas de nomes de dominio (CASD-ND) do Centro de Mediação e Arbitragem da ABPI – Associação Brasileira da Propriedade Intelectual; - Membro do Painel de Mediadores da INTA – International Trademark Association. - Coordenador de Marcas do curso para formação de agentes da Propriedade Industrial promovido pela Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial - ABAPI, desde 2002.
autor-marcelo-mazzola-propriedade-intelectual
Sócio Dannemann Siemsen, Advogado e Agente da Propriedade Industrial atua há quase 20 anos no campo da propriedade intelectual. É Vice-Presidente de Propriedade Intelectual do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA). É mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), professor de processo civil da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPro) e do Instituto Carioca de Processo Civil (ICPC). É Perito Judicial, especialista da Câmara de Solução de Disputa de Nomes de Domínio da ABPI (CSD-ABPI) e mediador na Câmara de Mediação da referida entidade (CMED-ABPI). Participa de importantes associações como AASP, ABAPI, ABPI e ainda é membro da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ e coordenador/RJ de Propriedade Intelectual do MEDIARE. Autor do livro: Tutela Jurisdicional Colaborativa. Curitiba: CRV, 2017, prefaciado pelo Ministro Luiz Fux.
autor-portal-intelectual-Marcelo-Nogueira-Mallen-da-Silva
Advogado, Agente da Propriedade Industrial e Perito na Justiça Federal do Rio de Janeiro – JFRJ. Pós-graduado em Direito Empresarial e dos Negócios na Universidade Cândido Mendes – Rio de Janeiro – UCAM/RJ. Especialista em Direito Digital pela Fundação Getúlio Vargas – São Paulo – FGV/SP. É Professor Tutor na Faculdade Unyleya/DF. Integrante da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/DF, Associação Brasileira de Propriedade Intelectual – ABPI, Young Arbitration Group na The London Court of International Arbitration – LCIA. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Direito, Economia e Sociedade da Universidade de Brasília – GDES/UnB. Sócio fundador do escritório MNBL – Marcelo Nogueira Business Law.
Marcelo Porto é consultor especializado em proteção de marcas, direitos autorais e contratos especiais desde 2012, advogado inscrito na OAB/PE sob o n. 27.643, pós-graduado, mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pelo Profnit/UFPE, membro da ABPI – Associação Brasileira da Propriedade Intelectual, membro da ASPI – Associação Paulista da Propriedade Intelectual, membro do grupo nacional de estudos em Propriedade Intelectual da Associação Internacional de Advogados da LAWTALKS, colaborador por Portal Intelectual, autor e revisor técnico de obras na área da Propriedade Intelectual, ex-professor de Direito da Universidade Estácio, palestrante e sócio da empresa de consultoria e treinamento em Propriedade Intelectual “Marcelo Porto Marcas e Patentes”.
autor-marco-antonio-oliveira-propriedade-intelectual
Advogado sócio do escritório Matos & Associados Advogados, especializado em Propriedade Intelectual. Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo INPI, Pós-graduado em Direito da Propriedade Intelectual pela PUC-RIO, Pós-graduado em Processo Civil pela UCAM, Graduado em Direito pela PUC-RIO, atua na área do Direito da Propriedade Intelectual desde 2008.
autora-mariana-benfanti
Mariana Benfati trabalha na área da Propriedade Intelectual desde 2011, dando ênfase na luta contra o mercado ilegal. Ela se juntou ao Departamento Criminal de Daniel Advogados em 2017, como advogada. Sua prática abrange todos os aspectos da propriedade intelectual, com particular foco em litígios criminais envolvendo marcas registradas, direitos autorais, desenhos industriais, patentes, concorrência desleal e direito digital. Mariana também é responsável por medidas de fronteiras e medidas de proteção de marca.
autor-mariana-moreti-propriedade-intelectual
Sócia fundadora e advogada do escritório Balconi Moreti Advocacia da Inovação. Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo PROFNIT no ponto focal da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Graduada em Direito pela UEL. Pós-graduada em Direito do Estado com concentração em Direito Tributário pela UEL. Pós-graduada em Direito Processual Civil pelo IDCC. Pós-graduada em Direito Aplicado pela EMAP. Advogada. Pesquisadora do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial (GEDAI/UFPR).
Marina-Soeiro-autora-portal-intelectual
Marina trabalhou em uma das empresas de consultoria de projetos mais respeitadas e conhecidas do Brasil, na área de gerenciamento de contratos de uma empresa brasileira de eficiência energética e em um escritório de propriedade intelectual brasileiro. Ao longo desses anos de experiência profissional, ela lidou com diferentes tipos de projetos em diversas áreas técnicas, como mecânica, elétrica e telecomunicações. Marina é membro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RJ), é pós-graduada em Engenharia de Processos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e graduada em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Mario-Cavalcanti
Advogado atuante em Propriedade Intelectual, Privacidade e Proteção de Dados, sócio do escritório Vilela Coelho Propriedade Intelectual (vcpi.com.br) São Paulo/SP, Aluno especial das disciplinas de Mediações e Midiatizações do Consumo e Teorias Semióticas no contexto da Produção e do Consumo, do PPGCOM (Mestrado e Doutorado) da Escola de Comunicação e Artes da USP, Prêmio Pernambuco de Literatura.
autor-milena-mendes-grado-propriedade-intelectual-
Advogada, sócia do Vilela Coelho Propriedade Intelectual. Formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-graduada em Propriedade Intelectual pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Direito Eleitoral pelo Instituto Brasiliense de Direito Público e em Direito Processual Civil pela FADISP. Cursou, ainda, Extensão Universitária em Internet e Sociedade: Tecnologias e Políticas de Controle na Harvard Extension School. Certificada pela International Association of Privacy Professionals – IAPP/CIPP-US.
autor-natalia-bonela-propriedade-intelectual
Advogada, consultora e professora, mestre em propriedade intelectual e inovação pela academia do Instituto Nacional da Propriedade industrial, pós-graduada em direito contratual, especialista em mediação de conflitos, membro da ABPI, ex-membro da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/MG, publicitária especialista em marcas e comportamento do consumidor.
Natalia Giagante - autoraportalintelecutual
Natalia Gigante trabalha com questões de propriedade intelectual desde 2011 e se juntou a Daniel Advogados como sócia no departamento de Proteção à Marca em 2018. Seu campo de atividades abrange todos os aspectos da propriedade intelectual, especialmente o aconselhamento de empresas sobre medidas de proteção à marca, importações paralelas de seus produtos, litígios envolvendo marcas registradas, direitos autorais, desenho industrial, patentes, concorrência desleal e Direito da Tecnologia da Informação.
autor-paula-mello-franco-propriedade-intelectual
Pós graduada em propriedade intelectual pela PUC-Rio. Graduada pela PUC-Rio. Advogada de contencioso cível e arbitragem no Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva.
Paulo Armado
Paulo é advogado formado em 2012 pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduado em Direito Processual Civil pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ em 2014. Ele também concluiu o curso de treinamento básico em Propriedade Industrial oferecido pela ABAPI em 2013 e o curso avançado em tratados internacionais em Propriedade Intelectual no ano de 2015. Paulo atua na área de Propriedade Intelectual desde o início de 2011, passando pelos setores de contencioso em Propriedade Industrial e administrativo de marcas.
autor-paulo-armado-innocente-propriedade-intelectual
Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ. Graduado em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro – FND/UFRJ. Advogado Sócio na Daniel Advogados.
Priscila-Pascoal-autora-portal-intelectual
Priscila Pascoal é Engenheira Industrial e trabalha com propriedade intelectual desde 2017, definindo metas de desempenho para áreas de negócios e monitoramento de KPI’s, como atendimento ao cliente, aquisição de clientes e análise financeira de portfólios de clientes, além de melhoria crítica nos processos de negócios. Em 2019, Priscila iniciou sua carreira na área de Mecânica no departamento de patentes, desenvolvendo atividades técnicas relacionadas a patentes e modelo de utilidade.
autor-rafael-alves-portal-intelectual
• Graduado em Direito pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Pós-graduado em Marketing pela Universidade Cândido Mendes e também Graduado em Administração pela Universidade Estácio de Sá. Atuou em alguns dos principais escritórios de Propriedade Intelectual do país, e também na maior empresa brasileira. Responsável pela área de Marcas Nacionais da MT4 Propriedade Intelectual. É membro da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados. É associado à Ordem dos Advogados do Brasil. Atua nas áreas de Marcas, Nomes de Domínio, Direito Autoral, Registros de Software, Concorrência Desleal, Nomes de Domínio, Contencioso Administrativo, Direito da Moda (Fashion Law) e LGPD.
Rafael Gomes -autor-portal-intelectual2
Rafael Gomes Rocha é Graduando em Engenharia Mecânica na UFRJ. Atua na área de patentes desde fevereiro de 2019, quando entrou como estagiário na Daniel Advogados, sendo efetivado no final do mesmo ano. Desde então, atuou no processamento de patentes, se aprofundando na Lei de Propriedade Industrial, Diretrizes de Exame e Instruções Normativas. Além disso, auxiliou na elaboração de relatórios de busca de anterioridades e redação de pedidos de patente
autor-rafael-marques-rocha-propriedade-intelectual
Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Advogado Sócio na Daniel Advogados.
autor-Rafael-Salomao
Rafael Romano é advogado especializado em Propriedade Intelectual, possuindo pós-graduação e mais de cinco anos de experiência na área, divididos entre atuação no Departamento Jurídico de um grande conglomerado de mídia brasileiro e o contencioso/consultivo em escritório especializado de grande porte. Autor de diversos artigos sobre a área publicados em conhecidas revistas do meio. Juntou-se à Daniel Advogados como sócio em 2017 para integrar o departamento contencioso judicial estratégico.
autor-renata-soares-propriedade-intelectual
Advogada e Sócia da Soares Marcas e Patentes. Graduada em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara e Pós-graduanda em Propriedade Intelectual, Direito e Ética pela Universidade Cândido Mendes – RJ.
autor-sheila-correa-melo-propriedade-intelectual
Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (2019), possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará (2010). Tutora da World Intellectual Property Organization (WIPO). Membro da Comissão de Propriedade Intelectual e Inovação da OAB/PA. Membro da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI). Analista da Embrapa.
autor-soraya-imbassahy-mello-propriedade-intelectual
Advogada Sênior Associada David do Nascimento Advogados Associados Graduada em Direito pela Universidade Paulista, graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro e Agente da Propriedade Industrial concursada perante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Consultora em Marcas, Direitos Autorais, Patentes, Transferência de Tecnologia e Nomes de Domínio. 2º Mandato como Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus triênio 2019/2021 e 2016/2018. Membro Correspondente da Comissão Especial de Propriedade Intelectual Seccional São Paulo triênio 2019/2021. Membro Consultora na Comissão Especial de Estudos em Direito da Moda da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional São Paulo triênio 2019/2021. 4º Mandato como Diretora Tesoureira da Associação Paulista da Propriedade Intelectual ASPI Biênios 2019/2021; 2017/2019; 2013/2015; 2011/2013. Conselheira da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial - ABAPI - Biênio 2016/2017. Dois mandatos como Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Barueri gestões 2013/2015 e 2010/2012. Diretora Tesoureira Adjunta da Associação Paulista da Propriedade Intelectual ASPI em 2011 e Diretora Patrimonial da Associação Paulista da Propriedade Intelectual ASPI em 2010.
Thalita-Duque-Paes-autora-portal-intelectual
Farmacêutica-Bioquímica, com mestrado pela UNICAMP, e MBA pela FGV, Especialista em Propriedade Industrial com experiência na área de patentes de indústrias farmacêuticas nacionais desde 2004, tais como Cristália, Biolab e Althaia e, também, em escritórios de propriedade industrial, como Gusmão & Labrunie PI. Atualmente é também docente de várias disciplinas do curso de pós-graduação Lato Sensu em Patentes da UFG e tem realizado palestras e aulas em diversas instituições, como as empresas Hypera, Apsen e Althaia, a Incubadora de start-ups do Hospital Albert Einstein (Eretz.Bio), e o Instituto Racine. Associada da ABPI e com certificado avançado de patentes pela WIPO, e de curso de Perícia em Propriedade Industrial pela ABAPI, também atua como Assistente Técnica Pericial em Ações Judiciais envolvendo patentes farmacêuticas. Sua vivência engloba a estruturação e gestão de departamentos de marcas e patentes e especialização avançada em buscas de patentes, análises patentárias e análises de marcas.
autor-portal-intelectual-Victor Lima
Especialista em Antipirataria e Compliance no escritório Kasznar Leonardos Advogado, Membro da Liga de Propriedade Intelectual da UFRJ (LAPI), Graduando do 6º período de Direito da UFRJ e Técnico em Mecânica pelo CEFET/RJ.
Vinicius Cervantes
Advogado, iniciou sua atuação em questões relacionadas à Propriedade Intelectual, Direito do Consumidor e à Concorrência Desleal em 2007, atuando desde então em escritórios especializados na área de Propriedade Intelectual e Direito Digital. É mestre em Direito Político e Econômico, possui especialização em Direitos Difusos e Coletivos e MBA em Direito Eletrônico.
autor-Yuri-Mhurion-Antunes
Advogado em Propriedade Intelectual e Direito Digital. Especialista em Direito Empresarial pela PUCRS e Mestrando em Direito e Informática pela Universidade do Minho - Portugal. Fundador da Thinker