INPI apresenta resultados de parceria com governo britânico

A Diretoria do INPI se reuniu, no dia 25 de agosto, com a delegação do Escritório de Propriedade Intelectual do Reino Unido (UK IPO, na sigla em inglês). O objetivo foi apresentar a fase de implementação do projeto INPI para o Século XXI, financiado pelo Prosperity Fund (fundo de cooperação do Governo Britânico), com foco na ampliação da eficiência do Instituto brasileiro. 

A diretora executiva do INPI, Tania Ribeiro, comentou a importância da parceria, enquanto o CEO do UK IPO, Adam Williams, destacou os aprendizados de ambas as partes com a experiência e a abertura para ajustes em outras etapas do projeto. 

Alessandro Bergamaschi, coordenador-geral de Qualidade e gestor do projeto, mostrou os resultados em mais de dois anos de trabalho intensivo. Foram desenvolvidas 915 soluções para 895 problemas identificados em processos relacionados a gestão de pessoas, logística, tecnologia da informação, finanças, serviços de patentes, PCT, marcas e desenhos industriais. 

Atualmente, está sendo realizada a fase de monitoramento das ações de implantação, com suporte metodológico. 

Entre as lições aprendidas, Bergamaschi apontou o ganho de maturidade na gestão de processos, a priorização das ações no planejamento institucional e as contribuições para a gestão do backlog, bem como o envolvimento e sinergia de toda a organização para realizar o projeto INPI para o Século XXI. 

Pelo Reino Unido, também estiveram presentes Hywel Matthews, chefe da área de Política Internacional, Américas e Oceania, e Angélica Garcia, adida de Propriedade Intelectual.

Fonte: INPI