Livros de Sherlock Holmes entram em domínio público a partir de 2023

Clássico de ficção científica Metrópolis e livro inacabado de Franz Kafka também entram em domínio público.

Qualquer propriedade intelectual (IP), no mundo do entretenimento, irá entrar em domínio público algum dia. Durante o ano de 2023, o popular personagem Sherlock Holmes, criado por Arthur Conan Doyle, e o clássico de ficção científica Metrópolis entram em domínio público e podem ser reimaginados, sem correr riscos de infringir propriedade intelectual.

Em linhas gerais, uma obra entra em domínio público 70 anos após a morte do autor. Dependendo da legislação vigente e local de origem, pode haver algumas variações. Neste ano, o personagem infantil clássico Winnie the Pooh (Ursinho Pooh) entrou em domínio público e irá receber um filme de terror, previsto para ser lançado em 2023. Com o personagem Sherlock Holmes, podemos imaginar que muitas distribuidoras, editoras, cineastas, escritores e demais artistas vão aproveitar a chance para pintar o personagem sob nova ótica. Da mesma forma, Watson e o vilão Moriarty também entrarão em domínio público por completo em 2023.

No caso de Arthur Conan Doyle, como diversas obras do autor mostram o personagem Sherlock Holmes, muitas delas já entraram em domínio público, sendo inclusive alvos de disputas judiciais perante os direitos autorais e a liberdade de adaptação do personagem. A partir de 2023, com o restante dos livros entrando em domínio público, ficará mais fácil adaptar o personagem de múltiplas formas.

Metrópolis de Fritz Lang também entra em domínio público

Considerados um dos grandes clássicos da ficção científica, o filme Metrópolis de 1927, dirigido por Fritz Lang também entra em domínio público a partir de 2023. O longa de 2h30 de duração fala sobre um universo distópico onde industrialistas vivem vidas repletas de prazer em palácios, trabalhadores se matam de trabalhar no subsolo, e robôs fingem que são humanos.

Metrópolis é considerado um marco para a indústria do cinema e provavelmente deve ser reimaginado para as telonas do cinema. Além disso, a obra inacabada de Franz Kafka, Amerika, entra em domínio público e provavelmente levará muita gente a tentar criar o final perfeito para o livro do escritor alemão. Com diversos clássicos entrando em domínio público em 2023, será surpresa se pelo menos uma dessas obras não recebe alguma versão inusitada durante o próximo ano.

Fonte: Mundo Conectado Imagem: Opera Mundi