Neymar está entre os processados por inflar preços de NFTs

Processo acusa o Bored Ape de promover NFTs através de celebridades sem tornar claro tratar-se de uma ação promocional.

Lançada em abril de 2021, a coleção Bored Ape Yacht Club tornou-se o símbolo da popularização das NFTs, os tokens não fungíveis.

A tecnologia, que permite a certificação de propriedade digital, acabou ganhando fama por conta das “artes”, incluindo aí o Bored Ape.

Com preços que chegaram a casa dos milhões de dólares, alguns investidores agora se veem sentados em cima de coleções cujo valor lembra pouco ou quase nada o de meses atrás.

Em dezembro, um grupo destes investidores decidiu entrar com um processo coletivo, alegando que algumas celebridades, como Jimmy Fallon, Paris Hilton, Snoop Dog e o brasileiro Neymar, criaram uma rede de divulgação com o propósito de inflar os preços do Bored Ape.

Neste processo, as celebridades coordenadas por agentes de Hollywood, teria recebido as artes com intuito de divulgar ao público suas “aquisições”, influenciando investidores comuns a comprarem com o intuito de fazer parte de um “clube”.

O agente de Hollywood Guy Oseary, acusado de organizar o “esquema”, teria se tornado sócio e membro do board da empresa, e segundo os investidores, convencido a Yuga Labs a utilizar as celebridades como forma de divulgação das NFTs.

Com o processo, em março de 2022 a Yuga captou US$450 milhões em uma rodada de investimentos que avaliou a empresa em US$4 bilhões.

Outra empresa também está sendo parte do processo, a MoonPay, que Fallon anunciou em dezembro de 2021, ao apresentar a sua audiência sobre cripto, como uma plataforma similar ao PayPal para compra e venda de cripto.

Em abril de 2022, tornou-se público que mais de 60 celebridades estavam entre os investidores da companhia.

Graças a capacidade de rastreamento da blockchain, é possível ver que horas antes de Justin Bieber comprar seus Bored Ape, o artista recebeu US$2,5 milhões em Ethereum na sua Wallet, transferidos por uma carteira associada a Moonpay. O mesmo ocorreu com Post Malone.

A Yuga e Guy Oseary negam que os artistas tenham sido pagos, o que configuraria uma promoção da marca não tendo sido divulgada de maneira correta, portanto crime.

Avaliado pelo Morgan Stanley com potencial de atingir US$230 bilhões em 2030, o mercado de NFTs viu uma queda de valor transacionado de US$43 bilhões em 2021 para US$650 milhões em 2022.

Fonte: Blocktrends