NFTs na música: veja como a tecnologia está mudando o mercado

Os NFTs (tokens não fungíveis) se tornaram populares no ano passado após alguns itens de arte digital e até o primeiro tweet da história no formato dessa nova tecnologia serem negociados por milhões de dólares. Toda essa movimentação financeira desperta curiosidade para entender o que é, afinal, um NFT.

Trata-se de um ativo digital que existe em um blockchain, um registro de transações mantidas em computadores em rede. O blockchain serve como uma espécie de livro-razão público, como na contabilidade, permitindo que qualquer pessoa verifique a autenticidade do NFT e quem o possui. Ao contrário da maioria dos itens digitais que podem ser reproduzidos infinitamente, cada um deles possui uma assinatura digital exclusiva, o que garante sua autenticidade.

ssa tecnologia chegou também ao mercado da música já com promessas de revolucionar a maneira como os artistas interagem com os fãs e comercializam seus singles, shows e demais produtos musicais. Isso garante também maior autonomia aos músicos sobre a distribuição do seu trabalho, por exemplo, além da possibilidade de monetizar com esses ativos digitais.

Confira a seguir alguns exemplos de NFTs na música:

  1. Plataforma de NFTs da banda de metal Angra
  2. Single “Bella Ciao” lançando em NFT
  3. Obras de Marcelo Bonfá em NFT
  4. Ingressos em NFT para show do Milton Nascimento
  5. DJ Steve Aoki e shows no metaverso pagos com NFT

Plataforma de NFTs da banda de metal Angra

A banda brasileira de metal Angra lançou um marketplace próprio de NFTs e fans tokens. Com isso, a banda se tornou a primeira no Brasil a trazer essa tecnologia em uma plataforma própria que tem papel fundamental na jornada de compra dos fãs. Lançado esse mês, os primeiros itens disponíveis na plataforma em formato NFT foram cartazes da nova turnê e artigos colecionáveis da banda.

Single “Bella Ciao” lançando com itens em NFT

A banda Cali fez uma releitura de Bella Ciao, música italiana símbolo de resistência e conhecida por tocar na séria La Casa de Papel. Ao lançar o single da música, a banda anunciou uma coleção de artes em NFT com 11 tokens que incluem fotografias exclusivas do grupo musical durante a gravação da música e Meet & Greet.

Obras de Marcelo Bonfá em NFT

O ex-baterista da banda Legião Urbana é também conhecido por seu trabalho nas artes visuais e recentemente firmou parceria com a Kickoff Music para converter alguns dos seus trabalhos em tokens não fungíveis.

Algumas das capas e encartes dos discos do Legião Urbana foram ilustrados por Marcelo Bonfá e serão transformados em NFTs, além de um pôster autografado.Cada item terá o seu respectivo certificado digital autenticado no blockchain.

Ingressos em NFT para show do Milton Nascimento

Em sua despedida dos palcos com a turnê A Última Sessão de Música, o cantor e compositor Milton Nascimento, um dos maiores e mais respeitados do país, inovou ao entrar no mercado de NFTs.

Para o primeiro show da turnê, que será realizado em junho, na Cidades das Artes, espaço de eventos localizado na Barra da Tijuca (RJ), não houve venda de ingressos normais. Foram vendidos apenas 400 NFT Ticket Pass. Os compradores garantiram dois passes para a apresentação, além de um pôster autografado e numerado da turnê.

DJ Steve Aoki e shows no metaverso pagos com NFT

O DJ Steve Aoki criou seu próprio metaverso chamado de AOKIVERS, um espaço virtual onde fará shows por meio de passaportes NFT.

A ideia é que os membros do “clube social tokenizado”, conforme aponta o anúncio, tenham experiências únicas, com direito a acompanhar performances exclusivas de Aoki no metaverso. No mundo físico também há vantagens, como ingressos gratuitos para os shows do DJ e acesso antecipado aos lançamentos dos NFTs.

Os NFTs que garantem a entrada neste universo são chamados de “The Passport”.


Fonte: Yahoo | Foto: Getty Creative