Propriedade intelectual sustenta inovação da tecnologia digital da China

Gestão de tecnologia da computação, tecnologia da computação e programas básicos de comunicação são campos que mais registraram patentes no país asiático este ano.

O setor de propriedade intelectual (PI) da China tem feito progressos constantes e melhorado sua qualidade, com o fortalecimento das reservas de patentes em tecnologias digitais, segundo anúncio feito pela Administração Nacional de Propriedade Intelectual (ANPI), principal órgão regulador do setor do país, nesta terça-feira (18).

A PI desempenha papéis importantes na sustentação da construção de um sistema nacional de inovação e no cultivo de uma economia aberta e bom ambiente de negócios, observou o vice-diretor da ANPI, Hu Wenhui, em coletiva de imprensa.

De acordo com estatísticas de 35 campos técnicos classificados pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), até o final de junho deste ano, os três principais campos em termos de taxa de crescimento efetivo de patentes de invenção na China foram métodos de gestão de tecnologia da computação, tecnologia da computação e programas básicos de comunicação.

As taxas de crescimento ano a ano foram de 56,6%, 38,2% e 26%, respectivamente, muito acima da média nacional de 20,4% no mesmo período.

Economia digital

A China atribui grande importância ao desenvolvimento econômico digital. O tamanho da economia digital da China ultrapassou a marca dos 7 trilhões de dólares dos EUA em 2022.

Até o final de 2022, o número de patentes de invenção efetivas nas indústrias principais da economia digital da China era de 1,6 milhão. Dentre elas, 1,27 milhão foram registradas por entidades chinesas, representando cerca de 80% do total, conforme mostram as estatísticas da ANPI.

“A inovação em patentes nas indústrias principais da economia digital da China está crescendo vigorosamente, com características significativas”, disse Ge Shu, alto funcionário da ANPI, durante a coletiva de imprensa.

As patentes de invenção nas indústrias principais da economia digital estão crescendo rapidamente. Durante o período de 2016 a 2022, a taxa média de crescimento anual das patentes de invenção autorizadas nas indústrias principais da economia digital da China atingiu 18,1%, 1,5 vezes a taxa para o total de patentes de invenção autorizadas durante o mesmo período, de acordo com Ge.

O ímpeto de inovação das empresas nacionais dentro da economia digital é forte. Até o final de 2022, elas detinham cerca de 70,9% das patentes de invenção efetivas nas indústrias principais da economia digital.

As regiões orientais mostram vantagens óbvias em inovação na economia digital. O Delta do Rio Yangtze, a Grande Área da Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau e a região Beijing-Tianjin-Hebei representaram 71,3% das patentes de invenção efetivas da China nas indústrias principais da economia digital.

Mais empresas estrangeiras estão vindo para a China desenvolver suas patentes na economia digital. Até o final de 2022, 95 países e regiões possuíam 327 mil patentes de invenção nas indústrias principais da economia digital na China.

“No próximo passo, a ANPI continuará a fortalecer a monitorização das indústrias principais da economia digital e das patentes de tecnologia digital chave para melhor servir o desenvolvimento da economia digital da China”, disse Ge.

Fonte: Revista fórum