Registro de patentes de NFTs caíram desde março de 2022

A queda do interesse do público por tokens não fungíveis (NFTs) refletiu nos pedidos de patentes por empresas em 2022. Dados mostram que o número de registros está em queda desde março daquele ano.

Mesmo com a queda, ao todo, foram 7746 pedidos de patente em 2022. Este número é três vezes maior do que o de 2021, quando foram feitos 2.157. Em 2020, por sua vez, só foram feitos 21 pedidos.

Os dados foram divulgados pelo advogado Mike Kondoudis, especializado em patentes. De acordo com ele, os pedidos de registro atingiram um recorde de 1.089 em março daquele ano.

Desde então, este valor entrou em queda e chegou a 341 em dezembro do mesmo ano.

Mercado em baixa?


O mercado NFT atingiu seu auge em popularidade em 2021. Na época, várias grandes marcas criaram suas próprias coleções, na expectativa de se juntar ao mercado.

Alguns interessados, por exemplo, são a escuderia de Fórmula 1 McLaren, a revista Playboy, o time de futebol Barcelona e a ex-primeira dama dos EUA Melania Trump.

Entretanto, o cenário mudou de forma drástica em 2022, com a chegada do inverno cripto. Portanto, a queda geral do mercado de criptomoedas, impulsionada por um cenário econômico negativo em todo o mundo, impactou o mercado NFT.

O volume de transações do Opensea, o maior marketplace da área, atingiu US$ 406 milhões no dia 30 de abril daquele ano. Mas, quinze dias depois, esse valor desabou para US$ 32,88.

A queda continuou ao longo do ano, com poucos dias ultrapassando a marca de US$ 10 milhões. Essa média continua estável até agora. Os dados são do dAppRadar.

Por outro lado, informações da Dune demonstram que o volume de vendas na plataforma voltou a crescer, processando mais de US$ 320 milhões em janeiro de 2023.

O retorno do NFT


Apesar da queda do interesse de empresas por novas coleções, aquelas que já estão com os dois pés no mercado continuam investindo.

Um exemplo é a Yuga Labs, criadora da maior coleção NFT em existência, o Bored Apes Yacth Club. Em janeiro, ela lançou sua nova coleção, chamada Sewer Pass, que dava acesso exclusivo a um game de corrida infinita Dookey Dash.

O lançamento da série impulsionou a procura pelo BAYC e outros projetos da Yuga Labs. Isto ocorreu porque donos de qualquer NFT dessas coleções podiam criar um token Sewer Pass de graça.

O volume de negociação do Sewer Pass foi de US$ 35 milhões em sua semana de estreia.

Fonte: Be in Cripto Imagem: Influencer Marketing Hub