Samsung registra patente para sistema de câmera móvel com abertura variável

A Samsung parece estar partindo para mais uma inovação para seus produtos: a sul-coreana entrou com um pedido de patente para um design de câmera móvel para smartphones que poderia permitir abertura personalizada — quem sabe como uma tecnologia dessas poderia melhorar o mercado de câmeras?

A patente encontrada pelo portal LetsGoDigital mostra um conjunto de câmera horizontal por padrão, mas que pode ser aberto para fazer uma formação triangular. A câmera principal está no meio e pode se mover abaixo de sua posição original, enquanto a ultra-grande angular e a telefoto ficam, respectivamente, nos lados esquerdo e direito da matriz, e movem-se para dentro.

Cada sensor possui duas aberturas e, em teoria, mudar a posição deles também muda essa configuração. Quando as câmeras estão na disposição triangular, cada uma estaria em sua abertura mais baixa. Isso significa que você terá apenas 2 valores de abertura por câmera e, se estiver olhando para uma configuração de câmera tripla, haverá um total de 6 valores de abertura.

Pode ser difícil de implementar, mas é possível que tenha benefícios — assim como desvantagens. Aberturas maiores permitiriam a entrada de mais luz, o que tornaria a fotografia com pouca luz muito fácil. Ao mesmo tempo, um sistema de câmera móvel envolve mais peças e construções, que podem falhar, além de deixar o smartphone mais pesado.

A Samsung Electro-Mechanics é quem registrou esta patente em outubro de 2020 — mas isso não quer dizer que a fabricante está utilizando a tecnologia em algum celular seu no momento. Só o tempo dirá se essa tecnologia será integrada ou apenas descartada no futuro.


Fonte: TudoCelular | Clipping: LDSOFT
Imagem: Tudocelular