Spotify anuncia recurso que utiliza inteligência artificial para recomendar músicas; entenda

A empresa lançou o “DJ”, ferramenta que utiliza a tecnologia da OpenAI para recomendar músicas e artistas de acordo com os gostos dos usuários.

Quem nunca se cansou de ouvir as mesmas músicas e artistas e procurou por horas por novas canções que fazem parte do seu gosto musical? Agora esse trabalho pode se tornar muito mais simples e rápido.

Isso é o que promete o novo recurso anunciado pelo Spotify nesta quarta-feira (22). Chamado de “DJ”, a ferramenta desenvolvida com a tecnologia da OpenAI – a mesma criadora do ChatGPT – recomendará músicas e artistas de acordo com o gosto de cada usuário.

Utilizando uma tecnologia de personalização, o “DJ” também fará uma curadoria de acordo com as preferências de cada um para recomendar lançamentos de músicas que possam interessar e criar playlists inteiras com o gênero musical preferido do usuário.

Além disso, o recurso também traz a recomendação de músicas que o usuário não escuta há muito tempo, trazendo uma sensação de nostalgia.

Voz realista feita com IA


Além de aprender suas preferências musicais, o recurso ainda traz uma “voz realista” que apresenta fatos sobre as canções, gêneros e artistas que cada usuário escuta ou acompanha. De acordo com o Spotify, a ferramenta oferece uma experiência similar a um rádio.

O modelo de inteligência artificial que dá voz ao “DJ” foi desenvolvido pela Sonantic, startup adquirida em 2022 pela empresa sueca, que conta com uma tecnologia que transforma textos em falas.

O DJ é um guia de IA personalizado que conhece você e seu gosto musical tão bem que pode escolher o que tocar para você.

Ainda na fase beta, o novo recurso está disponível, por enquanto, apenas para assinantes do Spotify Premium nos Estados Unidos e Canadá.

Fonte: CNN Brasil