YouTube notifica TSE por tocar música com direito autoral em cerimônia

Em evento no TSE, banda militar tocou música de filme de 1992, composta pelo músico grego Vangelis, autor de trilha de “Blade runner”.

O YouTube notificou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por ter reproduzido uma música com direitos autorais em uma cerimônia no último dia 7. O TSE fez um evento em seu plenário com Lula e outras autoridades para dar uma comenda ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

O evento começou às 19h, com transmissão ao vivo pelo YouTube. O hino nacional e outras músicas foram tocados por uma banda de fuzileiros navais, da Marinha.

Por volta das 19h30, Pacheco recebeu a Ordem do Mérito do TSE das mãos do presidente da corte, Alexandre Moraes. Por um minuto e meio, a banda militar tocou a canção “A conquista do paraíso”, composta para o filme de mesmo nome, em 1992, pelo célebre compositor Vangelis. O músico grego ganhou um Oscar nos anos 1980 e foi o autor da trilha sonora do longa “Blade Runner: o caçador de androides”.

Mais tarde, o YouTube enviou um e-mail ao TSE alertando para um possível uso de material protegido por direitos autorais. “Um detentor de direitos autorais que usa o Content ID reivindicou algum material no seu vídeo”, dizia a mensagem, completando: “Agora o detentor de direitos autorais está gerando receita com esse vídeo ou recebendo estatísticas sobre ele”. O TSE manteve o vídeo e alegou que tratava-se de uma cerimônia pública e sem fins lucrativos.

Bandas militares costumam tocar músicas famosas em solenidades públicas. A banda do Palácio do Planalto, por exemplo, já executou canções da franquia “Star Wars” e a música dos anos 1980 “The Final Countdown”, do grupo sueco Europe.

Fonte: Metrópoles Imagem: Tecnoblog