Adidas aciona Barcelona por semelhança com três listras da marca alemã

Sempre de olho no uso não-autorizado de sua marca registrada em empresas como Marc Jacobs, Forever 21 e Skechers, entre outros, o departamento judicial da Adidas iniciou uma batalha agora com o time de futebol espanhol FC Barcelona. De acordo com o documento de oposição (nº 91230938) que apresentou na semana passada ao departamento de patentes nos Estados Unidos (US Patent and Trademark Office – “USPTO”), a Adidas alega que um pedido de registo de listras verticais feito pelo Barcelona é muito parecido com as tão famosas três listras da marca alemã.

Em maio 2015, o Barcelona entrou com um pedido para registrar uma marca de sete listras e, agora, um ano depois que a USPTO publicou a marca no registro oficial, a Adidas tomou conhecimento e resolveu se opor a esse pedido do Barça. A solicitação feita pelo Barça inclui um registro de sete listras: quatro na cor azul e três na cor grená. E é aí que a marca alemã baseia sua reclamação, já que ela vê esse desenho como um quadrado na cor azul com três listras na cor grená, e três listras paralelas é a marca tão conhecida da Adidas. Por enquanto, não chega a ser um processo esse posicionamento da Adidas.

“A Three-Stripe Mark (marca das três listras) é bem conhecida e famosa por muitos anos. É particularmente bem conhecida entre os jogadores de futebol profissional, fãs e consumidores de vestuário de futebol… Desde a introdução do Three-Stripe Mark [em 1952], a Adidas gastou milhões de dólares promovendo a marca e seus produtos. Como resultado do uso extensivo e promoção da marca, a adidas agora possui um produto valioso que é simbolizado pela marca. O consumidor passou a associar as três listras com a Adidas”, defende a Adidas neste documento enviado ao órgão norte-americano. “(a marca de sete listras do Barcelona) usa listras paralelas de uma forma muito semelhante à marca das três listras, e o consumidor pode confundir esses produtos com produtos da Adidas”, complementa a empresa alemã.

 

Eterna guerra entre Adidas x Nike Se o acionamento da Adidas foi feito para um produto do Barcelona, não é nenhuma novidade que isso é uma forma de acionar a Nike também, que é a fornecedora oficial do clube catalão e desenha os produtos do time azul-grená. No mercado europeu, a Nike passou agora a ter o maior contrato com um clube, com o Barcelona por 155 milhões de euros, o que engoliu o até então mais caro, Manchester United com a Adidas por 83,5 mi. Além da batalha pelo maior contrato, algumas batalhas se travaram para qual empresa patrocinaria qual clube. A Adidas conseguiu “roubar” da Nike a Juventus e o Manchester United, enquanto a marca estadunidense devolveu ao pegar o Chelsea. Em 2014, as duas marcas travaram uma batalha aberta e sonora para todo mundo sobre o pioneirismo do cano alto em chuteiras. No mesmo ano, a Nike processou a Adidas, pois a marca contratou três importantes designers que trabalhavam na época para a marca estadunidense.
Fonte: Guia do Boleiro