Chinesa YMTC processa Micron, dos EUA, por quebra de patentes de chips 3D NAND 13 de novembro de 2023 4

A principal fabricante chinesa de memória flash, a YMTC, ou Yangtze Memory Technologies Co, está processando a a Micron Technology por violação de patentes. A chinesa alega que a empresa americana utilizou sua propriedade intelectual para desenvolver e produzir produtos 3D NAND, prejudicando a concorrência e mantendo sua participação de mercado.

A ação, apresentada no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Norte da Califórnia, ataca tanto a Micron quanto sua subsidiária Micron Consumer Products, alegando infringimento em oito patentes relacionadas a técnicas de arquitetura, de gerenciamento de energia, operacionais e de fabricação para chips 3D NAND de 96, 128, 176 e 232 camadas.

A YMTC espera uma rápida resolução para a disputa, enquanto a Micron ainda não emitiu uma declaração oficial. A briga corre enquanto legisladores americanos elaboram controles mais rígidos para exportação de ferramentas avançadas de fabricação de chips.

Vale lembrar ainda que a YMTC, junto de outras 30 empresas, foi proibida de importar tecnologia dos EUA em dezembro passado. A Micron, por sua vez, busca melhorar suas relações com a China, planejando investir cerca de US$ 590 milhões na expansão de sua fábrica em Xi’an, na província de Shaanxi.

A capacidade da YMTC de competir globalmente dependerá de sua adaptação às crescentes restrições de exportação dos EUA, apesar de já ter utilizado cerca de US$ 7 bilhões em financiamento estatal no último ano. Enquanto isso, a Micron, apesar da queda nas receitas, mostra recuperação graças a apostas em produtos HBM3 Gen2 para aceleradores de IA e antecipa uma recuperação nas vendas de produtos de memória de consumo no próximo ano, impulsionada por upgrades de PCs.Curtir – 0Tweet – 00

Fonte: Tudo Celular