História Hoje: Patente de um sistema de comunicações sem fio foi registrada em 1896

Há 121 anos, Guglielmo Marconi deu os primeiros passos em direção ao que viria a ser o primeiro veículo eletrônico de comunicação de massa: O RÁDIO.

As transmissões de seu invento passaram a entrar em nossas casas trazendo informação e entretenimento… E foi além… Alimentou sonhos, transformou mentes e aproximou pessoas. O rádio deu o pontapé inicial para a formação da identidade nacional.

Inteligente, rico e apaixonado pelo mar o italiano Guglielmo Marconi cresceu imaginando como poderia vir a ser feita a comunicação entre navios ou entre os homens que estavam embarcados e as pessoas que ficaram em terra.

O fato é que esta inquietação o perseguiu por toda vida e fez com que Marconi abandonasse a Universidade de Griffone, para se dedicar as suas investigações.

Em 2 de junho de 1896, ele registou a patente de um sistema de comunicações sem fio. Tempos depois, usou seu invento para para receber e transmitir sinais em código Morse. Nascia ali o protótipo do Rádio que conhecemos hoje.

E este feito o tornou conhecido no mundo inteiro.  Guglielmo virou uma personalidade. Em países de língua portuguesa passou a ser chamado de Guilherme Marconi.

Marconi tinha apenas vinte anos, quando transformou o celeiro da própria casa em laboratório e estudou os princípios elementares de uma transmissão radiotelegráfica.

Não demorou muito o jovem inventor comprou um navio de 61 metros, chamado “Elettra” e partiu para a sua primeira viagem. O navio todo equipado para ser seu laboratório de estudos de ondas curtas era também seu lar.

Guilherme Marconi é considerado o descobridor da telegrafia sem fios. Embora não tenha sido o inventor de nenhum dispositivo em particular, soube como usar outros inventos para dar vida a comunicação a distância na forma da radiotelegrafia e radiotelefonia.

E foi assim, devido às suas descobertas no campo da transmissão e recepção de sinais sem fios, que Marconi selou seu nome no caminho da comunicação de massa. Em todo o mundo seu nome ficou vinculado a invenção do rádio. Em reconhecimento ao seu trabalho Guilherme Marconi recebeu em 1909 o Nobel de Física.

Para uma grande ala de pesquisadores da comunicação, Guilherme Marconi é o verdadeiro inventor do rádio. Antes dele ninguém havia usado as ondas hertzianas de forma rotineira e prática na comunicação.

Fonte: EBC