Honda vai oferecer substituto do S2000?

Os admiradores da marca e do modelo em particular sonham há anos com o regresso do S2000, carro que viveu dez anos entre 1999 e 2009. Uma série de desenhos submetidos a um processo de patente nos EUA fez os amantes do S2000 ficar agitados.

O S2000 surgiu como protótipo no Salão de Tóquio de 1995 e poucos acreditavam que visse a luz do dia. Porém, o roadster desenhado por Daisuke Sawai e equipado com um motor atmosférico de 2.0 litros com 243 CV e limite nas 9 mil rpm, foi mesmo avante e conheceu duas versões, o AP1, original, e o AP2. O segundo tinha já jantes de 17 polegadas com pneus Bridgestone RE-030 e uma suspensão revista para um comportamento mais simples que no principio. Nesta série, o motor tinha 239 CV e as rotações ficavam nas 8 mil.

Aquilo que a Honda submeteu ao departamento de patente nos EUA, debaixo do número US20170043680, é um pouco diferente e vai mais ao encontro daquilo que a Honda revelou em setembro do ano passado, o Honda Project 2 & 4, equipado com o motor do Honda RC213V do campeonato Moto GP. Com este registo, depois de o já ter feito no Japão em 2015, a Honda está protegida no que toca ao inovador chassis.

O conceito consiste numa coluna central em alumínio que percorre todo o carro. O motor está alojado na traseira, atrás dos dois bancos previstos, num sub-chassis que também alberga as suspensões traseiras. Na frente, a suspensão é clássica com duplo triângulo sobreposto e amortecedores inclinados, como nos carros de competição. Com este sistema muito simples de montar, as versões de volante à direita serão mais facilmente produzidas. O chassis conta, ainda, com uns sub-chassis laterais muito rígidos que funcionam como proteção para os ocupantes. Mas os documentos de patente indicam que há outras proteções, nomeadamente, tubos telescópicos colocados à frente e atrás do habitáculo que, na eventualidade de captanço, são espoletados por uma carga pirotécnica. Estendem-se e defendem os ocupantes.

Além deste modelo mais radical e que tem por base o Honda Project 2&4 com o motor da Honda RC213V, a casa japonesa está a preparar um novo desportivo que, tal como o NSX, será desenvolvido nos EUA. É um modelo convencional, um coupé que exibe dois lugares, um amplo spoiler traseiro e um desenho muito semelhante ao do NSX.

Esta patente não surpreende, pois, a Honda apresentou em agosto de 2016 o registo do nome ZSX e uma patente para um desportivo mais pequeno que parecia um NSX à escala. Ora, a Honda revelou em Genebra o novo Civic Type R com o bloco de 2.0 litros com 320 CV, um motor que servirá que nem uma luva neste novo desportivo da Honda. Veremos se será o sucessor do S2000 ou um mini NSX cujo nome ZSX seria apropriado.

Esta patente não surpreende, pois, a Honda apresentou em agosto de 2016 o registo do nome ZSX e uma patente para um desportivo mais pequeno que parecia um NSX à escala. Ora, a Honda revelou em Genebra o novo Civic Type R com o bloco de 2.0 litros com 320 CV, um motor que servirá que nem uma luva neste novo desportivo da Honda. Veremos se será o sucessor do S2000 ou um mini NSX cujo nome ZSX seria apropriado.

 

Fonte: Automonitor