Mais um capítulo da guerra da Adidas para proteger seu logotipo

Quando a Tesla tentou registrar uma marca para o revolucionário carro elétrico Model 3, descobriu que o pedido ao Escritório de Patentes e Marcas dos EUA foi contestado por uma parte improvável: uma companhia de roupas esportivas determinada a defender suas três listras

A Adidas afirmou que o logotipo daTesla,um trio de barras horizontais, poderia gerar confusão porque a fabricante de veículos pretendia usá-lo em roupas,algo que a Adidas vem fazendo com seu próprio logotipo há anos. A Tesla retirou o pedido, apesar de àquela altura já ter modificado as barras por um 3 numérico.

Brigas por marcas registradas são comuns nos setores de roupas e calçados, mas a Adidas adotou uma postura defensiva particularmente forte. A maioria das batalhas, como a da Tesla, é concluída sem litígio, mas a Adidas e sua subsidiária americana abriram quase 50 processos nos últimos cinco anos, acusando marcas concorrentes como Nike, Skechers e até mesmo Marc Jacobs. No mês passado, a Adidas foi atrás de uma competidora de longa data, a Puma, por causa de uma chuteira de futebol com quatro listras na lateral. Quatro, não três.

Três listras paralelas enfeitam o logotipo da Adidas, decoram a lateral de calçados e percorrem as mangas de moletons. O design ficou famoso nos anos 1950, quando o fundador da companhia, Adi Dassler, passou a usá-lo em calçados.Agora,a marca onipresente se encontra na lateral da maioria dos produtos Adidas.

“Elas podem aparecer de muitas maneiras diferentes até mesmo acidentalmente com alguém que não tem a intenção de imitar a marca da Adidas”, disse Craig Whitney, advogado de marcas registradas da Frankfurt Kurnit Klein and Selz. “Eles foram colocados em uma posição em que precisam vigiar ainda mais.

Ao contrário do Swoosh da Nike ou do famoso emblema LV da Louis Vuitton, a marca da Adidas é tão simples que poderia perder força se houver muitos desenhos semelhantes por aí, disse Whitney.Quanto mais desenhos listrados houver no mercado, menos particular será a Adidas.

Não, a Adidas não detém o direito de usar todas e quaisquer listras, mas possui marcas registradas que as usam de formas determinadas. Em calçados, a companhia tem marcas registradas para usar designs específicos com três listras em tudo,de tênis a patins e sapatilhas de balé. O mesmo se aplica às listras nas mangas de moletons ou na lateral de camisetas.

Pelo menos um varejista cansou desses processos judiciais. Em uma queixa apresentada no tribunal federal de Los Angeles neste mês, a vendedora de fast fashion Forever 21 alegou que a Adidas se tornou agressiva demais em sua estratégia litigiosa. A Adidas já abriu processos por roupas e calçados com duas ou quatro listras, por diversos estampados epor tipos de roupa que ela não fabrica regularmente, de acordo com a queixa.A Adidas preferiu não fazer comentários sobre as acusações nem sobre questões de propriedade intelectual. A companhia ainda não respondeu à ação da Forever 21.

Fonte: Bloomberg