Mariah Carey plagiou o maior sucesso de Natal? Caso está em tribunal

Representado por novos advogados, que processaram Taylor Swift por causa de “Shake It Off”, Vince Vance está de volta com uma versão mais detalhada do seu processo, acusando Mariah Carey de roubar o seu êxito de Natal.

Um compositor chamado Vince Vance está mais uma vez a processar Mariah Carey por acusações de plágio. Em causa está a música “All I Want for Christmas is You”.

Numa queixa apresentada na quarta-feira no tribunal federal de Los Angeles, Vance repetiu as acusações do seu último processo: de que o sucesso de Natal de 1994 de Carey infringiu os direitos de autor da sua canção de 1989 com exatamente o mesmo nome.

Mas o novo caso inclui alegações muito mais detalhadas e pessoais contra Mariah Carey, incluindo o facto de esta ter alegadamente inventado a história de como escreveu a canção e de o seu próprio co-autor, Walter Afanasieff, ter contestado essa história.

Vance é agora representado por Gerard P. Fox, o mesmo advogado que representou dois compositores que acusaram Taylor Swift de roubar a letra de “Shake It Off”. Esse caso durou mais de cinco anos, antes de terminar em dezembro de 2022 com um acordo confidencial.

Tal como no seu primeiro processo, a nova queixa de Vance alega que a sua música “All I Want for Christmas is You” foi gravada pelo seu grupo Vince Vance and the Valiants em 1989 e recebeu “extensa difusão” durante a época festiva de 1993 – um ano antes de Carey lançar a sua canção mais conhecida com o mesmo nome.

A nova versão da ação judicial também faz alegações mais detalhadas sobre as semelhanças entre as duas canções, aprofundando a “estrutura linguística única” e os elementos musicais que Carey alegadamente copiou na sua canção.

“A frase ‘tudo o que eu quero no Natal és tu’ pode parecer comum hoje em dia, mas em 1988 era, no contexto, distinta”, escrevem os novos advogados de Vance, citados pela Billboard.

O novo processo também menciona “Love Actually”, o filme de Natal de 2003 que fez com que a canção de Carey tivesse ainda mais sucesso no panorama das festividades de Natal. O processo refere que a canção de Carey aparece numa “cena de atuação em destaque no penúltimo ato do filme de grande sucesso“.

Fonte: Sic Notícias