MBA: temas como compliance e inovação estão nas grades

RIO — O cenário político nacional e internacional não é para amadores. E o currículo do MBA pode auxiliar os executivos a se preparem para lidar com os desafios da empresa. Temas como sustentabilidade, compliance (governança corporativa), design thinking, inovação, tecnologia e política nacional e internacional estão sempre no debates na salas de aula.

— Sendo uma formação voltada para aqueles que lideram e vão liderar as organizações, o MBA tem papel fundamental nesta construção. Por isso, tratar dos temas relevantes para a sociedade de forma a garantir que os formandos tenham condições de exercer seu papel de líderes dentro daquilo que a sociedade almeja é o que distingue as escolas de primeira linha em todo o mundo — defende o professor Vicente Ferreira, diretor do Instituto Coppead de Administração da UFRJ.

Ferreira lembra que as grande escolas incorporaram de forma transversal a discussão sobre a responsabilidade social e ambiental, a necessidade de garantia de transparência, afastando ou minimizando os conflitos de interesse (governança), dentro do mais elevado padrão ético.

— Além disto, as ferramentas de gestão da inovação (dentre elas o design thinking) permitem ao executivo melhor gerir aquilo que sustentará a empresa no longo prazo —afirma ele.

No caso da Coppead, o Executive MBA funciona com um eixo central, no qual o aluno adquire conhecimentos generalistas em gestão e é exposto a uma experiência internacional em uma das escolas parceiras no exterior. Depois, são oferecidos algumas áreas de possível especialização como Valuation (que é a essência da decisão financeira), Marketing (voltado para novas tecnologias, como as mídias sociais), Health Care (as peculiaridades do ecossistema que abrange as organizações de saúde) etc.

Novos tempos

Para se adequar aos novos tempos, na Fundação Getulio Vargas há reuniões periódicas com as empresas em que informam o que elas esperam ver nos cursos. Os professores também levam as demandas para inserção de novos conteúdos.

—Nossos cursos são atualizados a cada dois anos ou menos se um conteúdo for muito relevante. De maneira geral estes novos conteúdos geram cursos de pequena e média duração e em seguida incorporados aos MBAs — explica o diretor de Programas e Processos Acadêmicos Gerson Lachtermacher.

Marcelo Boschi, professor de marketing e branding e coordenador do MBA de Marketing Estratégico da ESPM-Rio, relembra que, se os MBAs brasileiros surgem, em meados dos anos 1980, como uma reciclagem da formação acadêmica universitária, os atuais cursos Lato Sensu incluem novas questões para a formação de executivos. E os atuais cursos precisam estar antenados as muitas mudanças que ocorrem na sociedade e isto implica em revisões constante do conteúdo das disciplinas, seja na elaboração de grades curriculares novas ou atualização de disciplinas específicas.

— A questão do compliance, por exemplo é sempre um grande desafio, seja pela atualidade do tema, seja complexidades que ele pressupõe. É preciso estar atento para que esta questão seja tratada de forma multidisciplinar e que os professores estejam preparados para discutir esta questão, sob uma ótica inovadora e integrada ao conteúdo. Em nosso caso entendemos que esta é uma questão que deve ser abordada, por exemplo na disciplina de Branding, pois diz respeito ao principal ativo intangível da empresa que é sua reputação — comenta

Outro assunto em pauta nos MBAs atuais é o empreendedorismo. Segundo o reitor acadêmico da UniCarioca, Maximiliano Damas, o tema é essencial para o desenvolvimento do aluno e, por consequência, do país.

— O perfil do público que procura a pós-graduação tem mudado, devido à crise econômica. No primeiro momento, os candidatos buscavam se especializar para aprimorar seus conhecimentos e obter melhoria na sua condição profissional. Atualmente, além da atualização, o foco dos alunos está na manutenção dos seus postos de trabalho e tem aumentado, também, o interesse pelo empreendedorismo — salienta.

Para Eduardo Murad, diretor de ensino de pós-graduação da Unisuam, normalmente, quando procura um MBA, o aluno busca um conjunto de aspectos: conteúdo atual e inovador, aplicabilidade na realidade dele, um network que traga novas ideias, oportunidades e projetos, metodologias de ensino ativas e adaptativas, tecnologia em sala de aula e, em alguns casos, procuram suporte para um reposicionamento, atividades de coach e similares.

— Hoje em dia, mais do que conteudistas, as empresas procuram pessoas que tenham visão de negócio, não basta ser o superespecialista, trabalhe bem em equipe, incluindo a capacidade de liderar, seja voltado para resultados, etc — cita.

Fonte: O Globohttps://oglobo.globo.com/economia/emprego/mba-temas-como-compliance-inovacao-estao-nas-grades-22110728#ixzz4zYTsBX9Z