Uma nova patente, submetida em maio de 2017, revela que a Apple está desenvolvendo uma tecnologia que pode fazer com que computadores identifiquem a posição e quantidade de pessoas em um determinado ambiente; otimizando as configurações de áudio.
Ainda não se sabe se esta tecnologia vai chegar aos Macs ou outros produtos, mas o sistema pode indicar que a Apple estuda a criação de computadores que possam se adaptar ao perfil do usuário automaticamente, sem que ele precise intervir.
Para fazer com que isso seja possível, o computador poderá usar sensores especiais; como câmeras, para identificar quando uma pessoa está perto, aumentando o volume. Da mesma forma, quando o usuário se move, as configurações se alteram para permitir que ele ouça melhor.
A tecnologia também pode ser aplicada em videoconferências. Neste caso, seria possível programar o sistema para focar em apenas uma pessoa, mapeando sua posição e fazendo com que o microfone capte apenas sua voz, o que é útil em casos onde há mais de uma pessoa no ambiente.
Oficialmente, a Apple ainda não revelou nenhum dispositivo que empregue a tecnologia e, no momento, não existe nenhum plano de lançamento do tipo para melhorar a captura ou reprodução de áudio.