Presidente do INPI apresenta dados de produtividade e cenário operacional

O presidente do INPI, Luiz Pimentel, apresentou, no dia 30 de setembro, em São Paulo, os dados de produtividade e o cenário operacional do Instituto em 2016. A divulgação dos dados, por meio de relatório do INPI, ocorreu na reunião do Comitê de Líderes Empresariais da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O evento contou com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, do secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Vinícius de Souza, além de diversos empresários. Durante a reunião, também foi distribuído o “MEI Tools – Ferramentas para promover a inovação nas empresas”.

O relatório divulgado pelo presidente do INPI mostrou que, ao comparar os períodos de agosto/2014 a julho/2015 com agosto/2015 a julho/2016, houve crescimento de 39,4% nas decisões de patentes, que passaram de 18.921 para 26.380.

Já na área de marcas, o número de decisões cresceu 10,4% de julho para agosto de 2016, passando de 17.523 para 19.341. Além disso, nos primeiros oito meses de 2016, o número de decisões superou o de depósitos (122.911 contra 110.415), indicando queda no backlog.

Também foram apresentados dados sobre outras áreas, como desenhos industriais, registros de programa de computador, indicações geográficas, averbação de contratos de tecnologia e topografia de circuitos integrados, além de informações sobre recursos para segunda instância, processos judiciais, quadro de pessoal, nova estrutura administrativa, orçamento do INPI, projeto de desconcentração e resumo do plano de ação.

Para acessar o relatório completo, clique aqui.

Fonte: INPI