Como escolher o nome certo para sua futura empresa

Veja 6 estratégias que vão ajudá-lo a decidir o nome da sua futura empresa

A vida de um jovem empreendedor é repleta de desafios. O primeiro deles surge logo com a decisão de abrir a empresa: a escolha do nome. Como escolher algo impactante, que represente você e os objetivos da empresa sem cair no ridículo ou dificultar a vida dos consumidores?

Essa parece realmente uma missão impossível, mas escolher o nome da sua empresa pode ser mais simples do que parece. Felizmente, existem diversas técnicas que podem ajudá-lo a tomar essa decisão importante sema impressão de que você está cometendo um grande erro.

Confira a seguir uma lista com 6 estratégias que vão ajudá-lo a decidir por um nome que represente perfeitamente você, a sua companhia e o potencial dela:

1. Faça brainstorms
Dificilmente você terá o nome perfeito apenas uma ou duas tentativas, será mais fácil encontrar a opção certa dentre muitas outras opções. Por isso, reuniões de brainstorm serão essenciais. Conte com a ajuda dos seus sócios, amigos e familiares. Peça a eles que anotem todos os possíveis nomes ou conceitos que gostariam de ver relacionados à sua empresa e depois considere as suas opções. Procure fazer combinações entre aqueles que você considerar mais interessantes, esse é um processo de tentativa e erro.

2. Deixe que o nome conte uma história
Nem sempre isso é necessário, mas na maioria dos casos escolher um nome com esse tipo de significado fortalece a marca e aumenta sua exposição entre os consumidores. Procure referências do mercado em que você está inserido para esta tarefa. Isso vai ajudá-lo a criar um nome significativo não apenas para você como também para todos os seus consumidores e fornecedores.

3. Seja pessoal
Em muitos casos, o nome da empresa é uma extensão da sua personalidade e das suas experiências. Por isso, não há nada de errado em criar um nome que faça referência à sua trajetória pessoal e profissional. Se o nome tiver significado para você, será mais fácil acreditar nele e defendê-lo da maneira como o mercado exige. Contudo, lembre-se apenas de ser criterioso para não fugir demais da proposta da companhia e acabar descaracterizando o seu negócio.

4. Evite o excesso de praticidade
Algumas empresas utilizam nomes que descrevem exatamente o que acontece dentro da indústria em que estão inseridas. Facilitar a vida do cliente é positivo, mas exagerar na objetividade pode ser um erro. Ninguém quer apenas saber o que você faz. Seu nome deve representar algo maior para chamar mais a atenção.

5. Fique atento para grafias alternativas
Ao escolher o nome da sua companhia, é essencial que você fique atento à grafia do nome escolhido. E caso haja mais de uma possibilidade, opte sempre por aquela que for mais simples. Escolhendo uma grafia complicada, você corre o risco de perder consumidores online, uma vez que eles podem se confundir e digitar o nome de uma maneira diferente, de modo que vão acabar encontrando apenas o vazio ou, pior, outra marca.

6. Certifique-se de que você está encantado pelo nome escolhido
O processo de escolha do nome de uma empresa pode facilmente se transformar em uma dor de cabeça. Com isso, você pode acabar escolhendo “qualquer coisa” apenas para se livrar dessa etapa. Porém, antes de fazer isso, renove sua paciência e concentre-se na escolha novamente. É fundamental que você goste do nome escolhido e se sinta à vontade cada vez que ouvi-lo.

Fonte: Universia Brasil