Nova patente do Google sugere evolução da função arrastar e soltar em smartphones

Editar um texto no smartphone não é uma tarefa muito fácil. Quem já tentou, certamente esbarrou em problemas de mover uma frase ou uma expressão de um ponto para outro, algo que no PC é muito simples de fazer, bastando selecionar para arrastar e soltar onde quiser reposicionar o trecho desejado.

Nos smartphones, isso não é possível fazer. Não que não exista uma função de arrastar e soltar, mas ela é muito mais limitada. Para levar o trecho de um texto para outra parte, é preciso selecionar, recortar, selecionar o novo local e colar. Bastante trabalhoso (porém, algo que pode ficar mais simples com o novo Copyless Paste).

Mas isso pode mudar em algum momento no futuro. O Google registrou uma patente que cobre a função de “arrastar e soltar em dispositivos móveis”. E é um recurso bem mais poderoso do que estamos acostumados a ver em smartphones, que se limita a ícones nas telas iniciais, recortes de imagens e outras tarefas do tipo.

Com a nova patente, a gigante das buscas descreve uma maneira bem interessante de arrastar e soltar conteúdo em dispositivos móveis. Você poderia selecionar, digamos, um número de telefone no navegador e soltar no discador para fazer uma ligação. Ou o nome de um restaurante em uma conversa e soltar no Maps para ver onde fica.

De acordo com a patente, uma lista de apps será sugerida assim que você começar a arrastar algo. Essa lista, ainda por cima, teria sugestões que possam ser as melhores para o tipo de conteúdo que você está arrastando. Por exemplo, editores de imagens ou apps sociais se for uma imagem ou uma foto.

Assim, ficaria bem mais simples enviar aquele meme novinho em folha para todos os seus grupos no WhatsApp. Ao menos em tese, claro.

Porém, é preciso ter em mente que isso exigiria dos desenvolvedores uma atualização dos apps para suportar o recurso. Algo que nós, usuários, esperamos não ser visto como problema, já que vai facilitar a vida de todos, e integrar muito melhor tantos aplicativos que temos instalados em nossos smartphones.

 

Fonte:Tudocelular