Muitas pessoas ignoram a importância de registrar sua marca junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – órgão responsável pelo registro dos direitos de propriedade industrial no Brasil – e que possibilita ao empresário ter a propriedade da sua marca garantida.
O Brasil encerrou o ano de 2020 com 19.907.733 empresas ativas. No período, foram abertas 3.359.750 empresas, um recorde histórico, segundo o Ministério da Economia.
É um aumento de 6,0% em relação ao ano anterior. No mesmo período, foram fechadas 1.044.696 empresas, queda de 11,3% quando comparando com 2019. Os resultados revelam um saldo positivo de 2.315.054 empresas abertas em 2020.
Apesar do número expressivo, poucos desses negócios estão verdadeiramente protegidos. Afinal, aqueles que não registram sua Marca correm, diariamente, o risco de perdê-la para um de seus concorrentes.
Sim, é isso mesmo que você acabou de ler: Só é dono quem registra!
As empresas que atuam no mercado sem a proteção do registro de marca correm o sério risco de perder o direito de uso para concorrentes.
O registro da marca protege os interesses da empresa. A marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa.
Quando bem cuidada, pode gerar lucros constantes por meio de exploração direta ou indireta, pois é o principal elo entre o negócio e o cliente.
CNPJ, site ou redes sociais, por si só, não bastam. Para a plena proteção do seu empreendimento, o Registro de Marca é indispensável.
Uma marca registrada passa seriedade e profissionalismo transmitindo assim confiança ao público consumidor, trazendo credibilidade. Já para quem pensa grande apenas com o registro de marcas é possível fazer o licenciamento de produto e explorar o uso do nome. Marcas como Omo, Coca-Cola, Nike, Samsung, dentre outras grandes empresas criam inúmeras possibilidades de lucro através do desenvolvimento de linha de produtos licenciados a terceiros.
Proteja sua marca e garanta que o esforço empregado na identidade de seu negócio não seja em vão!